Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Artigo: Dia da Educação

28/04/2021 06:00

Maurício da Silva

Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Educação


Nesta quarta-feira, 28 de abril de 2021, é o Dia da Educação. Mas pode ser, também, o dia da independência, da autonomia, da distribuição de renda, da quebra do ciclo da pobreza, da democracia, da segurança e do desenvolvimento sustentável. Todos são viabilizados por meio, principalmente, da educação de qualidade.


Pessoas e países que perceberam a relação entre estes avanços e a educação, e investiram de forma adequada, estão na frente. Os que não perceberam ou perceberam, mas ignoraram, ficaram para trás.


A distância entre a turma da frente e a turma de trás foi escancarada e ampliada pela pandemia, tendo como fator decisivo a educação. Os que estudaram menos são atingidos mais duramente pelo vírus. São mais prejudicados nos estudos, no trabalho e na renda, porque não dispõem de internet para plataformas e home office. Estão mais expostos ao vírus porque precisam se deslocar mais e possuem menores condições de praticarem o distanciamento. Então, se infectam e morrem mais, segundo dados da Pnad Covid-19, elaborado pela FGV Social.


A descarbonização da indústria, proposta pelo presidente americano Joe Biden, durante a Cúpula do Clima, na semana passada, com o objetivo de conter as ameaças das mudanças climáticas, poderá diminuir ou aumentar, ainda mais, esta distância. Criará milhares de empregos verdes, mas somente para os que dominarem as novas tecnologias.


O município de Tubarão criou as bases para liderar este novo e próspero momento e diminuir a mencionada distância – origem da exclusão, improdutividade, discriminação e violência -, por meio, principalmente, da educação.


A partir de diagnóstico que revela discrepância (aumento dos investimentos e diminuição, em algumas etapas, da aprendizagem), selecionou os principais fatores que influenciam a aprendizagem (esforço, reforço, foco, método, famílias e disciplina), definiu incumbências de professores, pais, diretores de escola e alunos para revitalizá-los (fatores) e criou instrumentos com o objetivo de medir desempenhos, promover ajustes e reconhecer cumprimentos. Proporciona capacitação de altíssimo nível e paga uma das melhores médias salariais, de Santa Catarina, aos professores.


Com o objetivo de resgatar alunos e aprendizagens perdidos na pandemia e acelerar o futuro, fez complementações no projeto “Sucesso na Escola, na Vida e no Trabalho”, monitora diariamente os alunos, conta com as Equipes de Combate a Evasão, Multiprofissional e Intersetorial e, em breve, conectará todos os estudantes na internet.  


Investe forte na primeira infância (zerou a fila para a educação infantil - eram 1.440 crianças em novembro de 2019 – e, em breve, orientará as estimulações, também na fase pré-natal). Está muito próximo de concluir a revitalização de todas as 46 escolas, já climatizadas e inaugurar o Centro de Inovação.


Noutra frente de trabalho, articula representantes da indústria e das instituições de ensino, do município, com o objetivo de formar mão de obra adequada aos novos desafios. Viva a educação. Viva o futuro promissor, para todos!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR