Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Artigo: A política que se aprende com os jovens

Nilton de Campos | Vereador

03/11/2025 06:00|Por Redação

Encerramos mais um ciclo da Escola do Legislativo Tubaronense Edison Peicher de Carvalho com o sentimento de propósito cumprido. O projeto nasceu com uma ideia simples, mas profundamente transformadora: aproximar o Legislativo da comunidade e fazer da política um espaço de encontro e pertencimento. 

Quando falamos em aproximação, não nos referimos apenas à presença física dos vereadores nas escolas, mas ao diálogo que desperta o interesse, à escuta que gera compreensão e à troca que fortalece a cidadania. A Escola do Legislativo é, antes de tudo, uma ponte, entre o cidadão e a Casa que o representa, entre o cotidiano das escolas e a dinâmica da política, entre o sonho e o exercício concreto da democracia.

Ao longo desta programação, convivemos com estudantes e educadores de diversas unidades escolares de Tubarão. Em cada visita, roda de conversa e pergunta curiosa, confirmamos algo essencial: a política, quando se abre ao diálogo, deixa de ser distante e se torna experiência de pertencimento.

Agradeço aos servidores da Câmara de Vereadores, que deram forma e vida a essa proposta com competência e entusiasmo. Agradeço também à Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc, à Fundação Municipal de Educação e à Secretaria Municipal de Fazenda, que compreenderam a proposta e legitimaram esta parceria, que visa à formação cidadã, ampliando os horizontes tanto dos estudantes, quanto de nós legisladores, representantes da comunidade. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Muitas vezes, o cidadão desconhece a complexidade do trabalho legislativo. Por não perceber o processo técnico e ético que sustenta cada decisão, acaba influenciado por discursos simplificados e injustos. A Escola do Legislativo existe para romper essa superficialidade. 

Quando o vereador vai à escola, explica o processo legislativo, escuta e responde, o olhar sobre a política se humaniza. E o legislador, por sua vez, aprende com a realidade e com os jovens naquela interação. 

Esse diálogo com a juventude foi o ponto alto da programação. Encontramos estudantes atentos, críticos e participativos, que nos fazem acreditar em uma política mais consciente e responsável. 

A Escola do Legislativo não é um projeto de gabinete, mas uma expressão coletiva do compromisso do Parlamento de Tubarão com uma sociedade mais informada e participativa.

O que realizamos foi a continuidade de um plantio, novas sementes foram lançadas. Quando cada estudante compreende o papel do Legislativo, a democracia se fortalece, e o futuro, certamente, se transforma.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR