A decisão proíbe a fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso dos produtos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de três marcas de pó para preparo de bebida sabor café após a constatação de irregularidades graves. A decisão proíbe a fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso dos produtos.
A medida foi tomada com base em inspeções do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que identificaram o uso de ingredientes impróprios para o consumo humano, além de falhas na fabricação e rotulagem.
A proibição atinge as seguintes marcas e empresas: Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café Oficial; Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café Tradicional, marca Melissa; e Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café Preto, marca Pingo Preto.
Segundo a Anvisa, os motivos da proibição são os mesmos nos três casos, como uso de matéria-prima imprópria para o consumo humano; presença de matérias estranhas e com impurezas, denominadas incorretamente no rótulo como polpa de café e café torrado e moído, que na verdade eram cascas e resíduos de café; contaminação no produto acabado; e rótulos dos produtos também continham imagens e informações que podem causar erro e confusão em relação à natureza do produto, podendo levar o consumidor a entender que o produto se trata de café.
Ao portal G1, a empresa Duas Marias, responsável pelo Melissa, afirmou que o “produto não é comercializado nem rotulado como ‘café torrado e moído’ e que não utiliza exclusivamente grãos de café, mas sim uma formulação alternativa legalmente permitida”.