O projeto visa integrar e harmonizar dados dos municípios da associação
Durante a Assembleia Geral Ordinária dos prefeitos realizada ontem, na Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), foram assinados mais três termos de cooperação para o compartilhamento de dados de monitoramento que vão integrar a ferramenta Amurel Conectada.
Em parceria com a empresa SmartCityTec, a nova ferramenta representa um avanço significativo para a região, oferecendo monitoramento em tempo real de precipitação, níveis de rios e outras condições climáticas, através de estações já existentes e novas que estão sendo implantadas.
O projeto visa integrar e harmonizar dados dos municípios da associação e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, promovendo uma gestão mais eficiente e transparente dos recursos naturais e urbanos.
Atualmente a ferramenta conta com dados compartilhados da Epagri/Ciram, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden, prefeituras de Jaguaruna, Pedras Grandes, Braço do Norte, Laguna, CGH Nova Fátima. Somam-se a essas entidades a empresa Diamante Energia, a Agência Reguladora de Saneamento-AGR e a empresa Plantar Agronomia, que assinaram o termo de cooperação no encontro.