Artigo
O mandato de um vereador é restrito à esfera municipal, onde sua ação deve ter efeitos exclusivos para o município a que ele pertence, portanto, suas atividades não podem ser resumidas apenas ao tratamento das leis do município, ou seja: a função do vereador é também de acompanhar as ações do executivo municipal - do prefeito, que é fundamental para a vitalidade da democracia. Um vereador deve agir de forma ética, honesta e transparente em suas ações.
Faço esta contextualização inicial para dar entendimento aos limites da abrangência da ação de um vereador, todavia um bom vereador deve ir além de ser dedicado ao trabalho, de gostar de política e de estar disposto a dedicar parte de seu tempo e de sua vida para trabalhar em benefício dos outros, ou seja, buscando estar bem informado, compartilhar experiências, estudar situações, analisar encaminhamentos e avaliar o resultado de políticas públicas para acumular conhecimentos, no intuito de bem corresponder com seu mandato.
Parei para refletir os resultados do governo de SC, idealizando aquela experiência em outras instâncias – aqui na condição de político, de homem público, a partir do agir do vereador, e também na condição de cidadão, de pai de família; respeitando as devidas instâncias, mas com o espírito de prospectar as boas práticas, interagindo entre os níveis de poder partilhando os exemplos.
Ao ler o artigo do governador Jorginho Mello (PL-SC), intitulado “Santa Catarina só melhora”, sem dúvida eu tive orgulho, aquele orgulho bom de autoestima e de confiança de correligionário. A sua experiência como: vereador, deputado estadual e federal e senador são inspiradoras. Na condição de governador, tem experiência legislativa fiscalizatória, apresentando uma gestão resolutiva, com entregas relevantes, com impacto social extraordinário.
Nessa direção ele dá a letra: o planejamento é um processo contínuo, que estabelece objetivos, aumentando o desempenho do governo, sendo ferramenta de orientação e otimização de recursos, a partir das evidências que revelam a realidade.
As ações imediatas implementadas por Jorginho, que causam impacto, são as que o cidadão considera urgente e clama por soluções, ou seja, ações para melhorar a situação atual e ou mitigar um efeito potencial. Jorginho é assertivo, corresponde na saúde, na educação, na infraestrutura, na segurança..., enfim, são verdadeiros os 73% de aprovação. Parabéns, Governador Jorginho Mello (PL-SC).