Adolescentes, jovens e adultos podem ser contemplados e também pessoas com deficiência.
De autoria do vereador Adam PG, foi aprovada na Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo o projeto “Bolsa Atleta”.
A proposta cria um mecanismo de incentivo financeiro, material e técnico àqueles que têm potencial esportivo e podem levar o nome do município a competições por todo território estadual, nacional e mundial.
Adolescentes, jovens e adultos podem ser contemplados e também pessoas com deficiência.
São as categorias de atletas e paratletas que poderão ser contemplados: escolar nacional, escola internacional, nacional sub-18, nacional 18+ e atleta olímpico e paralímpico.
Na lei são estipulados valores do teto de incentivo via Bolsa Atleta, que variam de R$ 370 mensais, para o atleta e paratleta, a R$ 2.500 por mês, no caso de competições olímpicas e paraolímpicas.
Esses valores, no entanto, terão um acréscimo de 20% para paratletas que necessitem de equipamentos específicos adaptados.
“O esporte sempre foi uma das minhas causas, desde quando fui secretário municipal. Vim estudando e amadurecendo a ideia, até que tentamos aprovar uma lei de incentivo ao esporte em 2018, mas o Executivo vetou. Agora, como retornei ao mandato de vereador este ano, tomei a frente da pauta, reformulei o projeto e, com a colaboração dos demais vereadores, aprovamos o projeto de lei. Uma conquista significativa para nosso município, que vai marcar a história e transformar a vida de muita gente”, detalha Adam.