A Federação Catarinense de Futebol, o governo e a Secretaria de Saúde de Santa Catarina chegaram a um entendimento para o retorno da Série A do Estadual, com a liberação concedida. A notícia foi confirmada em conversa entre Rubens Angelotti, presidente da FCF, e Carlos Moisés, governador do Estado.
Solícito, o governador escutou os apelos da entidade e se mostrou compreensivo com a situação, entendendo a importância da continuidade da competição e a garantia das medidas adotadas para garantir toda a segurança possível na realização das partidas.
“A federação entende que a decisão do governador Carlos Moisés foi resultado dos nossos argumentos sobre a segurança que o futebol apresenta dentro das normas aplicadas para a realização dos jogos. Agradecemos o entendimento do governador, que irá nos possibilitar cumprir o término do campeonato em campo, de apontar um campeão legítimo e estabelecer o descenso dentro das regras aprovadas no Conselho Técnico. Queremos agradecer ao governador e à sua equipe técnica pela compreensão e por aceitar nossas reivindicações”, disse Angelotti.
Ficou assimilado que, somando o trabalho forte feito pela FCF e pela SC Clubes, com o risco extremamente reduzido no gramado pela testagem de atletas e funcionários, a retomada tem condições sólidas para acontecer. Além disso, a transmissão das partidas pela TV, web e rádio é atrativo para ajudar a manter as pessoas em casa, conforme recomendado pelas autoridades sanitárias.
O primeiro jogo após o retorno ocorre amanhã, às 21h30, entre Figueirense e Juventus, no Orlando Scarpelli. Na quinta é a vez de Marcílio Dias e Criciúma, às 16h; Brusque e Joinville, às 18h; além de Avaí e Chapecoense, às 20h. Os jogos das semifinais serão realizadas no domingo, dia 2, e na quarta-feira, dia 5 de agosto.
O jogo de ida entre Atlético Tubarão e Concórdia, que aconteceria ontem, no Estádio Domingos Gonzales, na Cidade Azul, para definir quem continua na Série A e quem é rebaixado, será às 15h de sábado. A partida de volta será no dia 5, quarta-feira, às 15h.
O elenco do Peixe chegou a se reapresentar na última sexta-feira, quando foram realizados novos testes para a covid-19. Além dos 23 atletas, foram testados 16 integrantes da comissão técnica e 18 funcionários. Dois integrantes da comissão técnica e três funcionários já afastados das suas atividades testaram positivo. Ontem, foram realizados treinos de manhã e à tarde.