Corredores da região se destacam nos 80 km solo e foram recordistas de prova
Atletas da região se destacaram no Desafio Rota da Baleia, realizado nesse fim de semana. Felipe Costa, de Tubarão, e Juliana Uavnizack, de Pedras Grandes, foram os campeões e recordistas da prova principal, os 80 km individuais. Já Adriano Batista e Bruno Jeremias, de Garopaba, levaram a melhor nos 80 km em dupla. Deleon Santana, Luan Vieira, Carlos Alberto Vicente e Kauã Fermino, de São Martinho, ficaram com o ouro nos 80 km do quarteto masculino. Daiane Ribeiro de Couto, de Garopaba, fez o melhor tempo nos 21 km solo feminino.
A corrida trail considerada mais bonita do Brasil contou com um total de 500 atletas de diferentes partes do país e também da Argentina e Uruguai. As provas, de 80 km, 40 km e 21 km, passaram por praias de Garopaba, Imbituba e Laguna.
“No ano passado, as condições do tempo estavam mais difíceis. Desta vez, estava melhor e eu me senti muito melhor. A prova é bem bonita. Primeiro é aquele “planão” de praia, depois começam as trilhas e, no final, as trilhas ficam ainda mais lindas”, diz Felipe, recordista e campeão do evento. Ele fez os 80 km masculino solo em 6h32m10.
“Foi uma prova bastante competitiva, o que nos estimulou a sair da zona de conforto”, afirma Juliana, que fechou os 80 km feminino solo em 8h12m02.
Paisagens
Em Laguna, a partir dos Molhes da Barra, os atletas percorreram as praias do Mar Grosso, Iró, Gi e Sol até Itapirubá Sul.Em Imbituba, foram mais 11 praias, incluindo a da Vila e do Rosa. O trecho por Garopaba passou por cinco praias até a linha de chegada, na Praia do Centro.