O atleta de canoagem Adelson Carneiro, que há dois anos iniciou a travessia “Do Oiapoque ao Chuí”, chegou em Imbituba ontem pela manhã.
A chegada, na Praia do Porto, contou com a presença de alunos da rede municipal de ensino e com o apoio do Corpo de Bombeiros local, da SCPar, da Marinha do Brasil e das equipes da Diretoria Municipal de Esportes (DME).
O prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, fez a entrega de uma bandeira da cidade ao canoísta como forma de agradecimento pela passagem pelo município. A primeira-dama Aline Marques e a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Rafaela Pereira de Mello, também estiveram presentes na solenidade.
Nos próximos dias, Adelson Carneiro seguirá viagem rumo ao destino final. Ao todo, entre o Oiapoque, no estado do Amapá, e o Chuí, no Rio Grande do Sul, serão 8 mil quilômetros percorridos. A viagem iniciou em fevereiro de 2020. Adelson é educador físico, paulista, tem 61 anos e pratica esportes desde criança. Já foi campeão de natação em águas abertas por cinco vezes no Rio Juquiá (SP). Segundo a Marinha, ele é o primeiro brasileiro a remar toda a costa do Brasil de caiaque oceânico.
Viagem vai virar Livro e Documentário
Os registros fotográficos da expedição, cultura, culinária, estilo de vida dos ribeirinhos e povos indígenas vão fazer parte de um livro. O canoísta também vai preparar um documentário, ao fim da aventura, cujo objetivo é divulgar as belezas da costa brasileira, estimular a preservação ambiental e difundir a mentalidade marítima.