Lagunense Yuri Rafael mantém rotina de treinos para competir no powerlifting
Fisioterapeuta e faixa-preta de jiu-jítsu, o lagunense Yuri Rafael teve um 2024 desafiador e de muitas conquistas. Ainda em janeiro ele deu início aos treinos de powerlifting - exercícios básicos para desenvolvimento da força máxima -, e desde então participou de oito competições da modalidade e subiu no pódio em todas elas.
A conquista mais recente ocorreu na última semana, onde ele foi campeão de powerlifting e supino e terceiro colocado no levantamento terra na Copa SC. No Catarinense e no Brasileiro de Powerlifting, Yuri também levou o ouro no supino e levantamento terra. No Campeonato Mineiro e na Copa Piçarras, foi o melhor atleta da categoria.
Hoje, ele concilia o esporte e a fisioterapia. Os treinos são diários e acontecem antes dos atendimentos a domicílio e em uma academia. “Quando consigo, faço dois treinos por dia. A meta é participar de um ou dois campeonatos todos os meses”, explica Yuri, que também já praticou corrida de rua e participou de maratonas.
Para os próximos anos, o atleta quer se dedicar ainda mais ao powerlifting. “Quero continuar com foco e determinação para alcançar os objetivos de 2025. Os principais deles são o Campeonato Brasileiro e a participação no Pan-Americano e no Mundial”, conta.
Como apoiar
Para seguir competindo, o atleta conta com o apoio de empresas e da comunidade. A família tem sido aliada nesse processo e o apoia incondicionalmente. Quem quiser entrar em contato, pode acessar o instagram @yurirafaelatleta.