Quatro alunos da Apae de Sangão terão um desafio especial neste sábado. Eles participam do 1º Festival Paradesportivo das Apaes de Santa Catarina, que deve reunir mais de 800 participantes de todo o Estado em Rio do Sul.
De acordo com a professora de educação física Camila Balsini, os alunos foram classificados para o Estadual de Corrida Rústica. Luiz Guilherme Pacheco da Silva tem autismo e irá concorrer na categoria 50 metros; Vinícius Flores, que possui síndrome de Down, concorre nos 100 metros; Liliane de Souza e Joanderson Anunciação, ambos com deficiência intelectual, competem nos 500 metros.
“É importante para os nossos alunos esta participação, que trabalha a socialização, a inclusão. São mais de 800 atletas, que irão desenvolver um vínculo de amizade, já que irão fazer várias atividades juntos. O laço do esporte irá unir estes jovens especiais”, pontua Camila.
A professora diz que todos estão com uma grande expectativa para o festival. Entre os exemplos de superação está o de Luiz Guilherme, que possui autismo severo. “Alunos com este perfil precisam de um trabalho especial, pois muitos ficam mais agitados com muita gente, com barulho. Com o Luiz Guilherme estamos trabalhando há cerca de quatro anos. Este ano, ele participou da primeira corrida, em Capivari de Baixo, quando foi selecionado para este festival. Para todos nós, já é uma grande vitória”, pontua.
“Foi a Camila que descobriu que o Luiz Guilherme amava esporte, e ela nunca desistiu dele. Sempre o levava para fazer alguma atividade. Quando ele fez a primeira corrida rústica em Capivari de Baixo e ficou em segundo lugar, nossa alegria foi imensa ao ver nosso menino ali naquele lugar. E agora fomos mais uma vez surpreendidos com o Gui, classificado para mais uma corrida. Agora a emoção é muito maior. Antes nosso choro era de tristeza, por medo de não dar conta de tudo que iria vir pela frente. Mas vencemos e hoje choramos de felicidade em ver nosso menino de ouro, que já é um campeão”, emociona-se Gilmara, mãe de Luiz Guilherme.