O ex-secretário de Educação, Maurício da Silva, hoje vereador, faz balanço das conquistas durante a gestão de sua equipe
Durante a gestão do então secretário de Educação, hoje vereador, professor Maurício da Silva, Tubarão alcançou feitos históricos na área educacional.
“Um dos maiores avanços foi o zeramento da fila de espera por vagas em creches, que chegou a ter 1.440 crianças. A conquista se manteve mesmo com o intenso crescimento populacional registrado no município”, afirma.
“Isso possibilitou que mães pudessem ingressar no mercado de trabalho, fortaleceu o comércio local e garantiu às crianças mais pobres atendimento em período integral, com alimentação, cuidados e estímulos adequados”, destaca Maurício.
Na infraestrutura, 38 das 43 escolas foram reformadas, duas unidades estaduais desativadas foram transformadas em Centros de Educação Infantil, e todas as salas de aula passaram a contar com climatização.
As 29 creches ganharam parquinhos, casinhas de boneca, roupas de cama e câmeras de segurança.
Frota
A frota também foi renovada com quatro veículos para acompanhamento pedagógico e dois ônibus para transporte de alunos, enfatiza o professor Maurício da Silva.
Valorização de todos os professores
Outro legado marcante da gestão de Maurício da Silva à frente da Educação de Tubarão foi a valorização dos professores. “O município passou a pagar o Piso Nacional do Magistério na carreira, garantiu os 33% de hora-atividade, ampliou o vale-alimentação para R$ 850, realizou concurso público e manteve a regência de classe de 18% e 40%, atendendo antigas reivindicações da categoria”, enumera o ex-secretário.
“Nos resultados, a rede reverteu a queda registrada no Ideb e avançou nas edições de 2021 e 2023. O número de estudantes quase dobrou, chegando a nove mil, com reforço escolar em contraturno para alunos com média abaixo de sete e expansão da educação em tempo integral”, comemora. “Além da inclusão do Hino Nacional nas escolas”, acrescenta.
Houve ainda, segundo Maurício, inclusão digital, cursos de robótica e desenvolvimento de software e retomada de cursos superiores gratuitos pelo polo virtual. Parcerias internacionais trouxeram inovações de países como Israel, Reino Unido e Finlândia.
Economia e conquista de prêmios
Com a compra de vagas em escolas privadas, a prefeitura de Tubarão economizou cerca de R$ 9,4 milhões em 2024, segundo Maurício. “O custo médio por aluno na rede credenciada foi menor que na rede municipal, garantindo eficiência e ampliação do atendimento”, destaca.
A educação também ganhou reconhecimento. “Tubarão recebeu o Selo Ouro de Alfabetização do MEC, o Prêmio Mérito Educacional do Conselho Estadual de Educação, o Troféu Amigo da Educação, do DS, e o Troféu Top de Mídia, por cinco anos consecutivos, entre outras homenagens”, orgulha-se.
“Fomos referência também em combate à evasão escolar, alimentação dos alunos e educação financeira. Esses prêmios mostram que o esforço coletivo valeu a pena”, afirmou Maurício, agradecendo a profissionais e parceiros.