Profissionais devem retornar hoje para as salas de aula após 15 dias de paralisação
A greve dos professores da rede pública estadual de Santa Catarina foi suspensa por dois meses. A decisão aconteceu no ato realizado na tarde de ontem, em Florianópolis. Segundo a conselheira estadual do Sinte em Tubarão, Tânia Fogaça, os professores retornam às salas de aula hoje, “cansados e decepcionados com os encaminhamentos”, pontua.
Mas, de acordo com ela, a paralisação poderá ser retomada após esse tempo, caso o governo não atenda às reivindicações da categoria.
A decisão de suspender a greve foi anunciada após assembleia extraordinária realizada na Praça Tancredo Neves, em Florianópolis. O sindicato afirmou que houve um longo debate da categoria sobre os encaminhamentos e o cenário de mobilização.
“Depois de conquistar na Justiça o fim das perseguições feitas por Jorginho Mello, que ameaçou demitir os trabalhadores temporários, os grevistas avaliaram que é momento de fortalecer a luta e retomar as atividades”, afirma o comunicado enviado pelo Sinte.
Início
A greve dos professores teve início no dia 23 de abril. Uma das principais reivindicações do Sinte-SC é a realização de um novo concurso público no Estado.
Reivindicações feitas
Além do concurso, outras reivindicações do sindicato são o reajuste do piso nacional na tabela salarial, com descompactação da tabela - ponto negado na proposta do governo; aplicação da hora-atividade para todos os trabalhadores da educação e revogação total do desconto de 14% aplicado na folha de pagamento dos aposentados.