Ação faz parte do Atendimento Educacional Especializado
Professoras que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Fundação Municipal de Educação de Tubarão, desenvolveram uma oficina teórico-prática no Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), Campus Tubarão. A ação proposta faz parte do Curso de Formação Continuada em Educação Inclusiva e os Estudos da Deficiência na Educação, ofertado pelo próprio Ifsc, em parceria com a Dipepi/Secadi/MEC, nos polos Palhoça Bilíngue e Tubarão.
A programação contou com uma socialização de práticas inclusivas, apresentada pelas professoras do AEE, que compartilharam experiências e reflexões sobre práticas inclusivas no ambiente escolar. A mediação ficou a cargo da professora Priscila Turchiello, que conduziu o diálogo entre os participantes, tendo como ênfase as análises sobre a educação inclusiva e a interlocução com os estudos da deficiência na educação.
A proposta interventiva da oficina contou com três momentos distintos: imersão sensorial, pareamentos para construir conceitos na linguagem verbal e não verbal e linguagem matemática, e, para finalizar, houve a demonstração dos jogos matemáticos, que envolvem raciocínio lógico e a resolução de situações diárias, além das placas visuais que apoiam os estudantes nas salas de aula comum.