Alunos da Escola José Botega, em Tubarão, se formaram no programa especial
A Escola de Educação Básica José Botega, do bairro São Cristóvão, em Tubarão, em parceria com a Copagro e Sescoop/SC, formou sua primeira turma de Jovens Cooperativistas Catarinenses.
“O objetivo dessa formação é despertar o interesse de jovens pelo cooperativismo, fortalecer laços comunitários e desenvolver competências de liderança, preparando os jovens para os desafios naturais da vida, com responsabilidade e cidadania”, declara o presidente da cooperativa, Dionísio Bressan Lemos.
“O programa é desenvolvido com aulas, oficinas, reflexões e uma série de vivências, que fazem o jovem despertar para o protagonismo, o empreendedorismo e a construção de um futuro melhor, com ética e responsabilidade”, destaca um dos instrutores do programa, Renato Oliveira.
Segundo o diretor da escola e forte apoiador desse projeto, Glauco Moretti, a formação, além de contribuir com o desenvolvimento dos estudantes e incentivar o protagonismo, desperta nos jovens a importância da união e do trabalho em equipe, facilitando um clima de integração e cooperação, com reflexos na própria escola.
Nova turma
O presidente da Copagro destaca que para o ano que vem a cooperativa deve promover uma segunda turma, com uma extensão ainda maior, dando continuidade ao programa e criando oportunidades para que mais jovens participem.