"A criação desta escola é um marco para reconhecer e valorizar a história da comunidade quilombola”, afirmou o prefeito Henrique Castro
Pescaria Brava deu um passo importante na valorização da cultura com a oficialização da criação de uma escola quilombola no município.
“A criação desta escola é um marco para reconhecer e valorizar a história da comunidade quilombola. É um compromisso com a igualdade e o respeito às nossas raízes”, afirmou o prefeito Henrique Castro.
A secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, destacou o caráter inclusivo da iniciativa. “A escola quilombola será um espaço de aprendizado que respeita e integra a cultura afro-brasileira, fortalecendo a identidade e a autoestima dos alunos”, disse.
Representando o Quilombo Terra do Micuim, Maria Salete Clemência ressaltou o protagonismo da comunidade nesse momento histórico.
Com 419 moradores quilombolas (4,11% da população, segundo o Censo de 2022), Pescaria Brava consolida-se como referência em educação étnico-racial.