Eles passaram a conhecer o processo produtivo e ainda mudaram os hábitos alimentares
Alunos da Escola Municipal de Educação Básica Vitório Marcon, no bairro Ilhotinha, em Capivari de Baixo, fazem questão de cuidar da horta da instituição de ensino. Ao participar da ação, eles passaram a conhecer o processo produtivo e ainda mudaram os hábitos alimentares.
As turmas do ensino fundamental se dividem no trabalho que vai desde plantio como ocorrido nesta semana até a colheita dos alimentos também realizada nesta semana.
Os canteiros produtivos foram delimitados com concreto e, o verde das hortaliças, reflete a dedicação dos alunos que acompanharam todo processo desde a limpeza do espaço, formação dos canteiros, adubação da terra, semeadura e os cuidados como molhar, retirar ervas daninhas e proteção dos raios solares.
Conforme a diretora Rosa Rocha Luciano, são muitos resultados observados. "Principalmente na mudança de comportamento porque o estudantes entendem o sentimento de cuidar, colocam a mão na terra, plantam, cuidam, colhem e se alimentam das hortaliças", explica.
Ter uma horta na escola oferece aos alunos o contato com a natureza, ao lidar com a terra, com as plantas, as frutas, as verduras e os legumes, e também os ensina o funcionamento do processo de plantio e colheita dos alimentos que consomem.
O cultivo de uma horta na instituição promove a consciência socioambiental nas crianças e adolescentes, que requer responsabilidade na atuação do ser humano sobre a natureza, assim há a possibilidade de diminuir os impactos e melhorar as condições de vida no planeta.
Além disso, ao mexer com a terra e as plantas, as crianças desenvolvem suas habilidades sensoriais e corporais. As funções cognitivas também são trabalhadas, como a percepção, a atenção e a memória.