Governo de SC aprova ajustes em programas de ensino superior
As mudanças propostas pelo governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), para alterar as leis que instituem os programas Universidade Gratuita e Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc) foram aprovadas pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta semana.
A medida reforça o compromisso da administração estadual em consolidar e aprimorar programas no ensino superior.
“São programas que realizam sonhos de milhares de catarinenses, que jamais imaginaram conseguir estudar no curso que sempre quiseram. E Santa Catarina ganha muito com o trabalho que eles vão devolver para a sociedade depois da formatura. Precisamos cuidar desses programas, que são um patrimônio catarinense. Só existe esse modelo aqui no nosso estado”, destaca o governador Jorginho Mello.
Os ajustes propostos são decorrentes do acompanhamento feito pelo governo estadual e de apontamentos trazidos pelos órgãos de controle. O objetivo é aperfeiçoar a execução dos programas, reforçar a transparência e a fiscalização, bem como garantir maior eficiência na gestão dos recursos públicos.
“São duas iniciativas extremamente transformadoras, criadas pelo nosso governador Jorginho Mello com o objetivo de realizar sonhos. Todas as alterações propostas e, agora aprovadas pela Alesc, são resultado de um trabalho em conjunto com o intuito de aperfeiçoar e cuidar dos programas Universidade Gratuita e Fumdesc. Com certeza, é um dia marcante para a educação catarinense”, ressalta a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.