Estudantes de escola de Gravatal fazem atividades relacionadas às eleições
Seja em ano eleitoral ou não, trabalhar a conscientização política na escola é fundamental para formar cidadãos críticos e engajados. Então, pensando justamente nisso é que a professora Camila Fasolo, das turmas de terceiro e quarto anos da Escola de Educação Básica David Fileti, em Gravatal, desenvolveu um trabalho bem interessante: aprenderam sobre o processo eleitoral.
Durante as aulas, os estudantes criaram as cabines e urnas eletrônicas, títulos eleitorais, propostas dos alunos candidatos, bem como votaram também.
“Um dos objetivos era desenvolver a capacidade dos alunos de entenderem e analisarem questões sociais, políticas e econômicas que impactam suas vidas e a sociedade como um todo”, explica a docente.
Os alunos foram estimulados a se envolverem em ações sociais, participando de debates, projetos comunitários e até mesmo da política local. “Tudo isso ajuda a construir uma sociedade mais justa e democrática, onde cada indivíduo se sente parte do processo político e social”, acrescenta a diretora Mariane Fernandes.
Projeto
A prefeitura de Gravatal, por meio da secretaria de Educação, faz parte do projeto Informando o Cidadão do Futuro, onde as escolas recebem as edições do DS para serem trabalhadas em sala de aula. Posteriormente, os alunos levam os exemplares para casa, ampliando o acesso à comunidade escolar e incentivando o hábito da leitura.