Atividades integram o projeto-piloto da instituição e apresentam resultados positivos no desenvolvimento das crianças
Alunos do 1º ano do período integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental Geraldina Maria Tavares, em Gravatal, têm vivenciado o xadrez como ferramenta pedagógica duas vezes por semana.
As aulas, ministradas por um professor de Educação Física, integram o projeto-piloto da instituição e vêm apresentando resultados positivos no desenvolvimento cognitivo das crianças, com idades entre seis e sete anos.
A iniciativa visa estimular, de forma lúdica, competências como memória, concentração, raciocínio lógico, estratégia e tomada de decisões.
Segundo a diretora da escola, Simoni Nazário Fernandes, o projeto está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe práticas que favoreçam o desenvolvimento integral dos estudantes em aspectos intelectuais, emocionais e sociais.
“O xadrez é um jogo e o aluno aprende brincando. Além dos benefícios cognitivos, a prática contribui para o respeito às regras e à vez do colega, promovendo a socialização”, destaca Simoni.
De acordo com a diretora, já é possível perceber o envolvimento crescente dos alunos, que demonstram entusiasmo e rápida assimilação dos conteúdos. A cada aula, nota-se avanço na capacidade de planejamento das jogadas e maior atenção ao turno de participação.
Além do xadrez, as atividades do período integral incluem práticas em quadra que desenvolvem lateralidade, coordenação motora e habilidades sociais, reforçando o papel da Educação Física como aliada da aprendizagem integral.