Estudantes de uma escola municipal de Gravatal utilizaram técnicas ancestrais
Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Geraldina Tavares, em Gravatal, vivenciaram uma aula diferente e cheia de significado de prática com argila. A proposta integrou aprendizado histórico e expressão artística, aproximando os estudantes dos costumes e técnicas utilizadas na pré-história.
Durante a oficina, cada aluno confeccionou potes de argila, representando recipientes usados na antiguidade para armazenar alimentos. A experiência despertou curiosidade, entusiasmo e proporcionou momentos de cooperação e descobertas.
Segundo a professora Andresa Freitas, responsável pela atividade, o impacto da prática no aprendizado foi notável. “Quando eles colocaram a mão na argila, parecia que voltaram no tempo. Expliquei que os primeiros humanos usavam o material para fazer potes, utensílios e até registrar desenhos. Eles entenderam isso de forma muito mais viva, porque estavam literalmente fazendo o mesmo que os nossos antepassados faziam”, destacou.
“Eles também trabalharam paciência, concentração e cooperação – um ajudava o outro quando o pote não ficava em pé. Foi bonito ver a autoconfiança crescendo à medida que terminavam suas peças e se orgulhavam do resultado”, contou.
Estímulo
Segundo a educadora, a proposta de “colocar a mão na massa” vai além do ensino de conteúdo. “Essas atividades são essenciais, pois estimulam a coordenação motora, a criatividade e a imaginação. Além disso, é um aprendizado que ultrapassa o conteúdo. É sentir, experimentar e descobrir o próprio potencial”, conclui a professora Andresa.