Método mostra-se eficaz para crianças com autismo e TDAH e será aplicado em duas escolas de cada regional de Educação
Santa Catarina adotará o método IntraAct a partir do início das aulas em 2025. Neste ano, a iniciativa funcionará como um projeto-piloto que será aplicado em duas escolas de cada uma das 37 Coordenadorias Regionais de Educação. Desenvolvida na Alemanha, a novidade servirá como um subsídio para o trabalho dos professores ao longo do processo de alfabetização dos estudantes.
O método teve sucesso para alfabetizar crianças em um prazo de, em média, quatro meses. Além disso, o modelo também mostrou-se eficaz para aprendizagem de crianças com dislexia, autismo e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
Baseado na Neurociência Cognitiva, o método IntraAct funciona como um material interativo e acessível para múltiplas necessidades. Ele estabelece uma relação interativa, conduzindo o processo de aprendizagem de forma simples, correta e clara, cujos resultados são comprovados na prática.
Material
O material pedagógico é composto por livros para estudantes e um livro para professor.
Para aprimorar o processo, professores e gestores também receberão formações on-line para compreender e aplicar o método voltado especificamente para estudantes matriculados no 1º ano do ensino fundamental (Anos Iniciais) da Rede Estadual de Ensino.