Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.
Pelo fato desta página não ser de análise política, durante toda a campanha eleitoral opinamos pouco a respeito do pleito que se avizinha. Contribuímos de outra forma, apresentando considerações históricas sobre as eleições da cidade, o que espero que tenha sido de alguma valia para candidatos e eleitores.
Hoje, na última coluna antes da eleição, escrevo sobre as candidaturas em Tubarão e cidades vizinhas, não sob forma de análise, nem prognóstico, pois não tenho o know-how necessário para tal. Escrevo sobre minhas preferências mesmo, opinião própria, o que vejo e sinto.
Em Tubarão temos três candidaturas a prefeito, Stüpp, Soratto e Maristela. Já trabalhei com Stüpp na esfera pública e privada, privo de sua amizade, portanto o conheço bem, sei de suas qualidades e potencial. Ele aposta em sua experiência de dois mandatos como prefeito, trata-se de um nome forte para ser votado domingo. Soratto é uma promessa no Executivo, conta com sua trajetória eleitoral dos mandatos de vereador e deputado estadual. Tem forte apoio de diversos partidos e lideranças, o que lhe dá certa vantagem na eleição. Já numa possível administração, tanto apoio é uma incógnita. Maristela mostrou força nos debates, marcou presença, disse a que veio, é preparada, mas, creio eu, que na conjuntura política municipal sua condição partidária limitou um pouco o crescimento da candidatura.
E quanto aos candidatos a vereadores em Tubarão?
Neste caso fico numa saia justíssima pois privo da amizade de dezenas deles e não é fácil encontrar um critério para citar algum. Mas vou arriscar. Citarei os que me entregaram um santinho e pediram o voto: Joares, Gelson Bento, Toco Piva, Zamparetti, Maycon Maurício, Vera Mendonça, Marcone, Maurício da Silva, Júlio Kuriskinho, Ritinha, Rapha Zabot, Tessmann, Vianei Jasper, Erivelton Filleti, Dionisio de Quadros, Fabiola Cechinel, Xandão, Soninha Mendes, Maurício Dobiez, Edla Zim, Fábio Marques, Nilton Campos, Everson Martins, Henrique Bueno, Aline Martins, Clodoaldo, Matheus Madeira, Zé Tancredo. Todos bons candidatos, por óbvio.
No mais, desejo boa eleição a todos, votantes e votados!
Frase
Quem costuma dizer “Não gosto de mulher com estria, pois parece um tigre”, quando for repetir esta frase, pode parar no mulher...
Prefiro
Prefiro o doce silêncio da minha mente barulhenta ao barulho ensurdecedor de bocas cheias, mas mentes vazias.
Idade nova
O querido Deka May, que trocou de idade recentemente, gente boa de montão.
Celebrando
O meu amigo de longa data Rosalvo Jeremias Matias brindando nova idade.
São Francisco
Quem me conhece sabe da minha devoção a São Francisco de Assis e de minha pequena, por enquanto, coleção de imagens do santo italiano. Hoje é o dia dedicado a ele. São Francisco nasceu Giovanni di Petro di Bernardone, em 5 de julho de 1182, na cidade de Assis, na Itália. Filho de família burguesa, teve uma juventude rebelde, onde esbanjava dinheiro com mulheres, festas e bebidas. Para surpresa de todos, um certo dia resolveu se converter e passou a ajudar pobres e leprosos, tendo inclusive renunciado à herança da família. Foi fundador da Ordem Mendicante dos Frades Menores, que passou a ser conhecida como “Franciscanos”. Tornou-se símbolo da humildade e da proteção de todas as criaturas de Deus, com mais propriedade das plantas e animais. Defendeu a amizade, o auxílio mútuo, a paz e a natureza. Faleceu em 3 de outubro de 1226, em Assis.
Frase solta, que deveria estar presa:
“Viver sem filhodaputizar a vida de ninguém”.