15 DE JANEIRO DE 2025
Fechar [x]

RAMIRES LINHARES

13/01/2025 06:00

Perto do mar

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião!

Mais uma semana começando e sei que muitos leitores vão ler a crônica de hoje perto do mar, onde ela também foi escrita.

E que bom que é assim, pois a ciência comprova que viver perto do mar faz bem. Quer ver?

De acordo com um estudo realizado na Nova Zelândia, morar perto do mar diminui o estresse e garante melhor qualidade de vida. A pesquisa mostrou que os efeitos do azul do mar está relacionado com a redução do estresse psicológico.

Outro motivo pelo qual você deveria ficar mais perto do mar é que trabalhos científicos indicam que o ambiente incentiva a prática regular de atividades físicas, tão importante para a saúde física e mental.

O ar salgado espalhado pelas ondas do mar também traz melhoras ao sistema respiratório. Segundo estudos, pessoas que sofrem de asma e bronquite, por exemplo, apresentam diminuição dos sintomas quando estão mais próximas do oceano.

O ar oceânico contém íons de hidrogênio carregados negativamente que ajudam a absorver oxigênio e a equilibrar os níveis de serotonina, resultando em mais energia, diminuição da depressão e melhora no sono.

Viver perto do mar ainda aumenta chances de exposição ao sol e, consequentemente, à vitamina D, que protege o sistema imunológico, eleva os níveis de endorfina, reduz o risco de câncer, melhora a saúde óssea.

A água salgada fortalece o sistema imunológico, hidrata a pele e aumenta a circulação, excelentes razões para uma convivência mais próxima ao mar.

E, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Exeter, Inglaterra, os sons do mar ativam o córtex pré-frontal do cérebro, área associada a emoções e autorreflexões, fazendo com que a capacidade de bem-estar e autoconhecimento seja ampliada. As ondas dos oceanos ainda geram íons negativos que, absorvidos, promovem alterações moleculares no corpo, gerando sensação de paz e equilíbrio.

Confesso que não conferi nenhum destes estudos, mas quando ando aqui por Laguna, na beira do mar, sou capaz de comprovar a veracidade de cada um.

Sorte
Um menino muito pobre recebeu de seu pai um dinheiro para pagar a conta de energia. No caminho da lotérica o menino viu um senhor vendendo uma rifa de uma moto. Sentiu que estava com sorte naquele dia e comprou o bilhete, deixando de pagar a conta. Chegando em casa, o pai, vendo que o garoto tinha gastado o dinheiro, deu-lhe uma surra. No outro dia, logo cedo, quando acordaram, o pai abriu a porta de casa e viu que tinha uma moto em frente à casa, foi quando todos começaram a chorar. Era a moto da Celesc com o cara que foi cortar a energia. O guri levou outra camaçada de pau.

Baixa autoestima
Antes de diagnosticar a si mesmo com depressão, baixa autoestima, desânimo, incapacidade, ou coisas deste tipo, certifique-se de que você não está cercado por idiotas.

Brilho
A luz viaja bem mais rápido que o som, você sabe. É por isso que algumas pessoas parecem brilhantes, até a gente ouvi-las.

Vida adulta
Se formos fazer uma estatística de respostas que damos aos desafios da vida adulta, o resultado seria mais ou menos assim: 
- Sou muito novo pra isso = 50%.
- Sou muito velho pra isso = 50%.
 

Celebrando
Final de semana foi de comemoração pelo aniversário do amigo Tarcísio Júnior. Parabéns, maninho!
 

Aniversário
A amiga de muitos verões, Eloíse Machado de Souza, celebrando hoje mais um ano de vida. Parabéns, Elô!
 

Cleinha
Feliz aniversário para a querida Cléia Espíndola, amor da vida do radialista Milton Alves. Felicidades sempre!


Frase solta, que deveria estar presa:
“As pessoas têm algo em comum: são todas diferentes”.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR