Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.
Se você é daqueles que vai na livraria e para na sessão de biografias, admirando os livros sobre gente importante, saiba que existem muitos importantes que não são famosos. Quer ver?
Leonardo Torres Y Quevedo: Foi um engenheiro civil e matemático que criou coisas em vários âmbitos, sendo um dos principais inventores do século XX. Sua primeira invenção que chamou a atenção do mundo foi uma máquina que conseguia jogar xadrez de maneira autônoma, considerado o primeiro jogo de computador de toda a história. Leonardo também foi o inventor do teleférico, inclusive é dele o projeto do teleférico do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro. Foi ele também que inventou o controle remoto. Viu? Você não conhecia, mas admirava esse cara.
Luís Martins de Sousa Dantas: Apesar de nunca ter participado de uma batalha, pode ser considerado um herói de guerra. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele trabalhou como diplomata brasileiro na França, onde arriscou sua vida para ajudar os judeus e outras minorias. Dantas, sem seguir as regras brasileiras e sem pedir nenhum documento às pessoas, começou a distribuir vistos de próprio punho. Vendo que os judeus, homossexuais e negros seriam assassinados pelos nazistas, ele deixou todas as regras de lado e acabou salvando quase mil vidas, antes de ser impedido de fazer mais. Em 2003, Dantas ganhou o prêmio “Justo entre as nações”, dado para quem arriscou sua vida para salvar as minorias dos nazistas.
Dennis Ritchie: Você só usa smartphone, computador e aproveita diversos programas e aplicativos graças ao trabalho de Dennis, um dos homens mais influentes de toda a história da computação. Dennis Ritchie é responsável pela criação da Linguagem C, uma das mais usadas até hoje na computação. Outro feito importante de Dennis foi a criação do sistema Unix. Até hoje o Unix é utilizado e foi um dos grandes responsáveis pela popularização dos computadores.
Sidnei Barreto: Esse é o “Pescoço”, jogava futebol com a gente no campo do Oriente, lá no Humaitá de Cima. Nem sei por onde anda...
TOCO
O sorriso do nosso amigo, supersecretário de Saúde, Dr. Otávio Losso Piva, que recebe hoje muitos abraços pela passagem do seu aniversário. Parabéns, maninho!
LELÊ
A leitora mirim do “tio Ramires” celebrando os seus 10 anos, que parecem muito mais, Helena Niehues, recebendo o carinho dos pais, Marcos e Charlene, e do mano, Henrique. Parabéns, Lelê.
CHEIRINHO
Cheirinho de churrasco aqui no condomínio, deve ser o vizinho assando carne, só para ostentar. Mas ele não perde por esperar: sexta-feira vou fazer café. Se é para ostentar, vamos ver quem ganha...
CARROS
Faz aproximadamente 100 anos que todos tinham um cavalo, e só os mais ricos tinham carro. Hoje, todos têm carro, e só os mais ricos têm cavalo.
Uhum
Às vezes eu paro e penso: “ué?”. Daí reflito um pouco e penso: “ah, tá!”
Despedida
Com os olhos cheios de lágrimas eu disse:
- Por favor, não vá embora!
E ela, com uma voz doce e firme, respondeu:
- Mas você só pagou por uma hora, meu bem...
CELEBRANDO
Celebrando ainda a formatura em Direito e de aniversário hoje, a Dra. Ane Gabriele Corrêa, que recebe a homenagem da sogrinha, Márcia, e da gente aqui. Parabéns!
DATA QUERIDA
Parabéns à querida Daniela Zanetta de Matos, celebrando hoje mais um ano de vida com os amigos e a família.