A instituição Secretaria de Estado da Fazenda foi criada em 23 de março de 1837, denominada Provedoria da Província de Santa Catarina, cuja finalidade era de administração, arrecadação, distribuição, contabilidade e fiscalização de todas as rendas públicas provinciais. Nos seus 187 anos, passou por diversas nomenclaturas. Em 1995, no governo de Paulo Afonso Evangelista Vieira, consolidou a titularidade acima. Eis que, como a alteração do nome, seus objetivos também foram se adequando às realidades do momento, tais como: segurança jurídica, impulso ao setor produtivo, apoio ao contribuinte na implementação de políticas que estimulem o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e renda, oportunizando aos catarinenses uma vida com dignidade. Por consequência, destacando-se nacionalmente.
Formadores de opinião
Feito o breve relato sobre a segunda instituição mais antiga de SC, atrás apenas da Polícia Militar, cuja data se deu no ano anterior. Na esteira dos objetivos principais, o Sindifisco, nos seus 36 anos completados ontem, com seu quadro de auditores fiscais ativos e inativos, seguramente vem sustentando fortemente a régua das metas fazendárias. No período que antecedeu a Constituição de 1988, os pleitos na busca dos direitos e das obrigações se baseavam nas associações de classes. Os grupos diretivos e os formadores de opinião direcionavam os temas de acordo com as necessidades pressionadas pelas demandas.
Jogos fazendários
Na administração tributária, notadamente nas áreas de tributação, arrecadação e fiscalização, a Affesc era a responsável, logrando êxitos ou não. Com o advento dos sindicatos, voltou-se exclusivamente às causas sociais, culturais, esportivas e recreativas. Não perdendo o foco, desta maneira, a entidade estará reunindo mais de 500 associados e familiares para celebrar e confraternizar. O evento acontecerá no período de 27 a 29 próximo, na sede administrativa e campestre no balneário de Canasvieiras, em Florianópolis, e contempla extensiva programação.
Palestra do secretário
A abertura dos trabalhos terá sequência com a palestra do secretário Cleverson Siewert, intitulada “Fazenda em foco - resultados e visão de futuro”. Atentos, a plateia almeja novidades relacionadas às categorias, tendo em vista que vêm correspondendo positivamente, além das metas no tocante às receitas, bem como em relação ao controle das despesas. Lá serão retomados os jogos fazendários que igualmente, por várias décadas e em várias cidades do estado, foram realizados. O mais recente aconteceu em 2018, retomando agora após a pandemia. O encontro vai possibilitar que as diversas classes do quadro da secretaria, seus sindicatos e associações possam usufruir momentos de descontração, de convivência de novas e contemporâneas amizades. Certamente trará reoxigenação, integrando todo o corpo fazendário.
Refletindo
“A mais honrosa das ocupações é servir o público e ser útil ao maior número de pessoas”. Michel de Montaigne. Dia do servidor, em 28/10. Uma ótima semana!