19 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

MILTON ALVES

06/05/2024 06:00

Um recado

Talvez até vocês já saibam desse fato, porém, como não custa nada, e por via das dúvidas, resolvi trazer também em nossa coluna a informação. Acredito que a importância que a envolve faça com que mereça ser amplamente divulgada. E mais - não se trata de nenhuma mídia, propaganda pra vender equipamentos, ou coisa que o valha. É apenas como reconhecimento mesmo, e, quem sabe, para servir de alerta aos petistas bajuladores de Lula e do ministro Moraes, sobre a bobagem que queriam fazer ao incentivá-los a retaliar Elon Musk, criando obstáculos para evitar que suas empresas continuem operando no Brasil.

Salvos pela Starlink

Não que fosse fácil, mas ainda bem que este projeto destrambelhado de gente medíocre, que só enxerga o mundo pela ótica ideológica, não vingou. Tanto Lula quanto Alexandre de Moraes devem ter sido alertados de que atacar Musk seria suicidar o discurso de democracia que defendem, apesar de que, na prática, agem bem diferente disto. Ocorre, gente, que todos que estão envolvidos, desde as autoridades estaduais e municipais até os profissionais ou voluntários, no gigantesco exército que se criou para socorrer as milhões se vítimas da tragédia que se abateu e ainda se abate sobre quase todo o Rio Grande do Sul, só estão conseguindo seguir um norte pela existência da Starlink, o serviço de internet por satélite do empresário e filantropo sul-africano-canadense, naturalizado norte-americano.

Um caos inimaginável

Na noite do dia 30, e durante  todos os dias 1º e 2, quarta e quinta-feira, período de quase 72 horas em que o estado gaúcho foi praticamente afogado por uma chuva torrencial de proporções estratosféricas, com seus rios transbordando e encostas desmoronando, varrendo cidades, arrastando pontes, destruindo estradas, arrancando postes e fios, desabrigando e matando pessoas, animais e deixando milhões sem energia, água ou telefonia, o que permitiu que a Defesa Civil Estadual se comunicasse com as unidades municipais e toda a estrutura de socorro montada foi a Starlink e seu serviço de comunicação por satélite. Não fosse ela, talvez muita gente ainda estivesse isolada e lutando para sobreviver. Sem dúvida, muitos teriam sucumbido.  

As áreas isoladas

Aliás, em muitos locais ela continua sendo a única que permite esse contato entre as partes, porque a maioria das cidades está sem energia e todas as redes, destruídas. Vários municípios e comunidades isoladas só conseguem se comunicar com o resto do planeta pela Starlink. Louvado seja Elon Musk e sua ambiciosa empreitada de lançar cerca de 12 mil satélites no espaço, que é o que permite se ter internet sem fio em todo o planeta e, por consequência, em todos os rincões deste Brasil. Ah, não posso esquecer. Todos os canais de comunicação, inclusive aqueles que sobrevivem na própria internet, só estão conseguindo trabalhar em vários pontos do RS com o sinal transmitido pelo satélite. Será que ainda tem alguém querendo que a Starlink vá embora? Pior que tem. De canalhas e idiotas nunca estaremos livres.  

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR