19 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

MILTON ALVES

07/05/2024 06:00

O eterno socorrista

Diego Goulart, o multifacetado coordenador de Defesa Civil descoberto pelo então prefeito interino Gelson Bento (PP) e que teve o nome alçado à condição de secretário da pasta pelo prefeito Jairo Cascaes (PSD), por força de lei deixou a função que ocupava na municipalidade, já que é pré-candidato a vereador, mas não deixou que o espírito de solidariedade que o conduz no dia a dia se afastasse da sua vida. Ontem, Diego atendia seu telefone, mas no meio da confusão em Canoas, no Rio Grande do Sul, para onde se deslocou na madrugada com a missão de auxiliar, de forma voluntária, as equipes que transportavam donativos e mantimentos enviados por empresas e entidades de nossa cidade para os milhares de desabrigados.

Vai voltar

No meio da tarde conversei rapidamente com ele, quando me explicou que neste primeiro momento não foi para o estado vizinho com o objetivo de auxiliar no resgate de pessoas, porque estava sem equipamentos de segurança e não havia, no seu grupo de ação, nenhuma embarcação que pudesse ser utilizada neste fim. “Sem equipamentos aqui a gente pouco pode fazer”, disse Diego. Alertou, porém, que deve retornar nos próximos dias àquela região do Rio Grande do Sul para auxiliar na remoção dos destroços, que é uma outra etapa bem criteriosa e complicada.  
 

Nasceu para isso

“Não consigo ficar em casa, parado, vendo todas essas coisas acontecerem. Acabo me envolvendo, e cada vez mais sinto que nasci pra fazer parte disso tudo e viver envolvido neste universo: trabalhando com a Defesa Civil”, complementou. Diego, é bom que se esclareça, sem que muita gente soubesse, vinha há algum tempo pesquisando, estudando a matéria, fazendo cursos e treinando para ser um integrante de “grupamentos de socorro” capacitado e ativo. E tudo isso meio que escondido.

A partir de maio de 2022

Na verdade, para os bons observadores, nas cheias de maio de 2022, quando integrava o governo de Carlos Moisés, deu para sentir que Diego tinha uma queda pelas ações de salvamento, quando percorreu diversos pontos alagados de Tubarão auxiliando pessoas e providenciando socorro. Todavia, só quando foi alçado pelo prefeito interino Gelson Bento à condição de coordenador da Defesa Civil é que teve revelado esse seu espírito aventureiro, mas solidário, de trabalhar na prevenção de tragédias e salvamento de vidas. Sem dúvidas, acabou sendo uma das belas revelações surgidas neste grupo que interinamente passou a comandar Tubarão. 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR