07 DE JULHO DE 2024
Fechar [x]

MAURO PAES CORRÊA

04/07/2024 06:00

Saturação das redes sociais

Um fenômeno que vem passando despercebido é a saturação das redes sociais, não necessariamente de conteúdos e novidades, mas sim do pequeno público de jovens que, silenciosamente, vem deixando de usar as redes sociais, buscando uma vida menos dependente da vida imersa na tecnologia e na necessidade de expor situações cotidianas da vida.

Dentre o público observado, estão os jovens entre 16 e 22 anos, justamente aqueles que já nasceram com a tecnologia inserida no cotidiano e que, de alguma forma, conviveram com ela durante parte de sua adolescência. 

Outro público, ainda que de forma parcial, que compartilha das mesmas ações dos jovens estudados é o da terceira idade, que de forma indireta vê o mesmo que os jovens: a de que a vida real e as atividades físicas e do intelecto são mais importantes que o uso de redes que são cada vez mais viciantes e que consomem, para alguns usuários, até oito horas de uso dos computadores e smartphones, dentro das redes sociais.

Inclusive, de alguma forma, a ausência de novidades e novas formas de uso, que revolucionaram a forma de comunicarmos e interagirmos com amigos, e até mesmo com um público desconhecido, cria um cenário que pode em algum momento “cansar” os usuários e haver um abandono. Não de forma definitiva, mas com menos consumo de conteúdo, sendo mais um sinal de saturação do uso das redes sociais.

Mas para o público cativo, as redes sociais vão fazer parte, ao menos por muito tempo, da vida cotidiana, principalmente dos brasileiros, um dos maiores consumidores de conteúdos no mundo.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR