19 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

MATHEUS MADEIRA

07/05/2024 06:00

Uma ACT no comando da greve

Jorginho Mello sabia perfeitamemte o que estava fazendo quando publicou um vídeo ameaçando de demissão os professores que aderissem à greve do magistério. Cerca de 67% dos profissionais são admitidos em caráter temporário (ACTs), um tipo de contratação que deveria ser exceção, mas se tornou regra diante da falta de profissionais efetivos. Os ACTs podem ser desligados de maneira muito mais simples e, por isso, são naturalmente mais suscetíveis aos arroubos do gestor de plantão. Chama a atenção que o comando da paralisação em Tubarão tenha justamente uma professora temporária à frente: Dayene da Silva está na linha de frente e também, em tese, na linha de corte. Provavelmente quer a realização do prometido concurso público justamente para se tornar efetiva e não depender, ano a ano, de um processo seletivo para saber se vai ter as aulas necessárias para o seu sustento. É um símbolo da coragem que o servidor público precisa ter para pleitear seus direitos. Na imagem, está entre as dirigentes do Sinte, Maria Aparecida Farias (Quinha) e Tânia Fogaça – que, mesmo já aposentadas, também foram para o embate.

Notícias falsas que matam

Em meio à catástrofe provocadas pelas cheias no Rio Grande do Sul, um dos debates que precisa impor é sobre a forma como o Estado deve lidar com a proliferação de notícias falsas. O uso desmedido de fake news dificultou e muito a arrecadação e o transporte de alimentos e outras doações ao Rio Grande do Sul.

Para refletir

Circulou, por exemplo, a informação que o governo estaria dificultando a chegada de mantimentos. Era mentira. A quem interessa desestimular o envio de donativos numa tragédia como essa? E mais: a quem interessa que não haja qualquer regulação quanto a esse tipo de prática? Fica a reflexão.

Segundo caso

A Polícia Militar encontrou ontem quase 50 quilos de haxixe dentro da empresa JS Pescados, que pertence à família do senador Jorge Seif (PL), em Itajaí. É a segunda vez que a empresa se envolve em uma polêmica com entorpecentes – na primeira, as drogas foram encontradas em um caminhão, e os proprietários alegaram que ele já havia sido vendido.

Prazo final

Termina amanhã o prazo para jovens de até 18 anos tirarem o primeiro título eleitoral. Quem completar 16 anos até o dia 5 de outubro, data da realização do primeiro turno deste ano, pode solicitar o documento mesmo tendo apenas 15 no momento da solicitação.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR