Domingo, 14 de dezembro de 2025
Fechar [x]

LUIZ MARINS

21/07/2025 06:00

Como ser mais criativo?

Os estudos modernos são muito claros. Para você ser uma pessoa mais criativa e inovadora, você deve encher o seu cérebro de informação relevante.

Relevante a quê? Relevante àquilo que você escolher como sua área de atuação.

Deixe-me explicar:
Quase tudo hoje se resume à memória. O termo hoje mais usado é “memória inteligente”, pois toda a experiência do que você viu, cheirou, comeu, ouviu, tocou está armazenada nas chamadas prateleiras de seu cérebro.

Quando uma informação nova chega (e ela chega pelos sentidos), o seu cérebro faz uma busca nas prateleiras e traz para fora informações correlatas àquela que está chegando e dá a você o que se chama um “pensamento”.

O cérebro faz essas correlações o tempo todo. Quando você vê um lápis, você sabe que aquilo é um lápis porque tem essa informação armazenada em seu cérebro, sabe que é amarelo porque também tem essa informação lá armazenada e sabe que é redondo ou sextavado porque também tem essa informação.

Cada uma dessas informações está guardada numa prateleira. Em fração de segundos, o seu cérebro junta todas elas para você e traz para fora, como disse, como um pensamento – “isto é um lápis amarelo redondo”.

Se eu mostrar o mesmo lápis a um aborígine australiano de uma área isolada e que nunca tenha visto um lápis, ele não saberá o que é aquilo. Não porque seja menos inteligente. Ele apenas não tem aquela informação armazenada.

Mas o cérebro também faz correlações chamadas não lineares. Ou seja, ele pode pegar informações de várias prateleiras, juntar de forma inusitada e trazer para fora uma ideia totalmente nova, um “Ah! Ah!” totalmente criativo e inovador que ninguém havia pensado antes.

Mas o cérebro só consegue trazer para fora e juntar informações que já estejam armazenadas. Assim, quanto mais informação você tiver armazenada, mais matéria-prima o seu cérebro terá para dar a você ideias novas.

Ou seja, a criatividade e a inovação dependem da informação, da experiência armazenada em seu cérebro. Assim, quanto mais informação relevante à sua área de atuação você jogar para dentro do seu cérebro, mais criativo você será.

Pense nisso. Sucesso!

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR