Uma leitora das mensagens semanais Motivação & Sucesso enviou a sugestão para que eu escrevesse sobre “colaboradores com bastante tempo de casa” e se isso é positivo tanto em relação aos colaboradores quanto para a empresa.
Em primeiro lugar, quero dizer que as pesquisas - no Brasil e em todo o mundo - mostram que a grande maioria dos níveis diretivos das empresas é composto por pessoas que trabalham na mesma empresa há mais de 10 anos. Assim, do ponto de vista do colaborador, a probabilidade de ser promovido para um cargo de chefia é maior para os que tiverem mais tempo de casa.
As pesquisas também mostram que pessoas com mais tempo de casa conhecem melhor a história, os clientes, os fornecedores, o setor e já incorporaram a “cultura da empresa”, e isso é um fator extremamente positivo para a empresa.
O problema com pessoas com bastante tempo de casa ocorre quando elas “se acostumam com a paisagem” e começam a se achar insubstituíveis e arrogantes, acreditando que estão seguras em seu emprego e deixam de colaborar, fazer esforços extras, dar ideias etc.
Do ponto de vista da empresa, o mesmo problema pode ocorrer. A empresa se “acostumar com a paisagem” e não oferecer às pessoas com mais tempo de empresa novas oportunidades de formação e desenvolvimento, acreditando que elas não precisam de fatores motivacionais tanto quanto as novas. Isso é um grande engano e um fator de grande desmotivação para os “velhos” colaboradores.
A verdade é que tanto a empresa quanto os colaboradores mais antigos devem buscar seu constante desenvolvimento neste mundo de extrema mudança tecnológica e de competitividade no mercado.
Uma das reclamações das empresas em relação aos colaboradores com mais tempo de casa é a acomodação em relação à busca de novos clientes, fornecedores e principalmente em relação a novos conhecimentos.
É muito fácil nos acomodarmos e deixarmos de nos desafiar quando estamos há muito tempo no mesmo emprego. Esse relaxamento pode ser muito prejudicial tanto para a empresa como para o empregado.
Assim, há aspectos positivos e negativos que devem ser enfrentados com muita calma e seriedade, tanto por empregados como pelas empresas. A busca de um processo ganha-ganha é fundamental para os dois lados.
Bons e velhos colaboradores fazem os dois lados ganharem. Mas é preciso nenhum dos lados cair na acomodação.
Pense nisso. Sucesso!
Pense nisso
- Faça um exame de consciência e veja se você não está muito acomodado ou acomodada em seu emprego atual;
- Veja se você não está se achando totalmente seguro ou segura em seu emprego, a ponto de não se preocupar com seu desenvolvimento profissional;
- Veja se você não está se tornando uma pessoa arrogante por ter muitos anos de casa e com isso não ter a humildade de ensinar as pessoas mais novas de empresa;
- Você, empresário ou gestor, veja se não abandonou aqueles colaboradores de muitos anos de casa, deixando de oferecer a eles novas oportunidades de crescimento profissional.