Já que hoje é comemorado o Dia do Cacau, não poderia deixar de falar do melhor produto já feito com essa matéria-prima: chocolate. Quem resiste a um chocolate delicioso? Realmente, é raro alguém que não goste. E como estamos chegando na época mais chocólatra do ano, vou explicar as diferenças entre os vários tipos existentes nas prateleiras dos supermercados: chocolate branco, ao leite, amargo, meio amargo, com amendoim, com uvas passas. São tantas opções que é complicado escolher qual levar para casa.
Bom, quem acha que o chocolate só traz malefícios à saúde está enganado. Este alimento delicioso e muito desejado pela maioria das pessoas também pode trazer benefícios, graças à sua quantidade de magnésio, teobromina, feniletilamina e triptofano. O chocolate tem também efeito positivo no humor e no combate à depressão e à ansiedade.
Mas, calma, nem tudo são flores! O chocolate pode, sim, fazer bem à saúde, mas se consumido moderadamente e fazendo a escolha certa.
A melhor opção é o amargo, pois contém de 50% a 85% de cacau, antioxidantes e pouco açúcar. Vale lembrar que essa opção é rica em flavonoides, substância que protege as artérias dos danos causados pelo colesterol alto.
Quanto maior a quantidade de manteiga de cacau presente no produto, maior a quantidade de gordura e menor o efeito benéfico. Os chocolates branco e ao leite são exemplos disso. Algumas marcas adicionam gordura hidrogenada, deixando-o ainda mais calórico e pouco nutritivo, portanto, fique de olho no rótulo.
Se você é um chocólatra e não consegue viver sem o chocolate, opte sempre pelas opções com maior quantidade de cacau.
Espero que tenham gostado da coluna de hoje. Até semana que vem! Atendimento nutricional on-line: (48) 99177-5052.