Nessa semana entramos no período mais esperado do ano, mas para conseguir aproveitar ao máximo todos os dias de folia vale a pena tirar um minuto do seu tempo para ler a coluna de hoje. Se no verão a vontade de sair com os amigos para relaxar e beber algo aumenta, na época do Carnaval, então, é festa dia após dia. Os barzinhos estão sempre lotados e tudo é desculpa para tomar aquela cervejinha. Mas e se você beber demais e ficar com aqueles sinais clássicos de ressaca? A cabeça parece que vai explodir, enjôo, tontura, fraqueza e uma sede de matar fazem você desejar nunca ter esvaziado um copo antes. Não é à toa que seu corpo fica debilitado. Alguns alimentos e bebidas podem ajudar a minimizar os sintomas da ressaca, mesmo que a vontade de colocar qualquer coisa na boca seja mínima. Hoje você vai aprender quais alimentos devem-se dar preferência no dia seguinte ao da bebedeira.
Primeiramente, alimentar-se antes de beber é a regra de ouro contra a ressaca. Beber de estômago cheio diminui a difusão do álcool pelas paredes do estômago e retarda a passagem do álcool para o intestino, onde ele é rapidamente absorvido. Dessa forma, o álcool entra gradativamente na corrente sanguínea e demora mais tempo para chegar ao cérebro.
Outra dica importante é intercalar a bebida com copos de água e quitutes, assim, o álcool não fica sozinho no estômago, e você tende a beber menos, já que a barriga cheia reduz o espaço para as bebidinhas.
Abaixo segue uma lista de quais alimentos devem ser consumidos.
Água: é o principal item que deve ser consumido, já que o álcool em excesso desidrata o corpo. Ajuda inclusive, a tratar a dor de cabeça, típica do quadro de ressaca.
Suco de laranja: consumir frutas frescas e na forma de suco minimiza os efeitos da ressaca. Isto porque a vitamina C e a frutose, açúcar contido nas frutas, auxiliam o fígado na quebra do álcool.
Hortelã: age como um anestésico suavizando a parede do estômago, diminui a dor depois de uma noite de bebedeira. Consuma em forma de chá ou batido junto com suco de fruta.
Gengibre: a raiz diminui os vômitos e náuseas. Consuma misturado no suco ou na forma de chá.
Aproveite essas dicas e desfrute o Carnaval da melhor maneira.