Quinta-feira, 16 de abril de 2026
Fechar [x]

EWALDO WILLERDING

04/02/2026 06:00

Sem Julio Garcia, Jorginho Mello lê mensagem na Alesc

Com discurso marcado por elogios à sua administração, o governador Jorginho Mello (PL) leu, na tarde desta terça-feira, a Mensagem Anual, no plenário da Alesc. O ato marcou o início dos trabalhos parlamentares de 2026, ano marcado por eleições estaduais, desafio extra aos legisladores que buscarão a reeleição e terão que dividir seus tempos entre as ações de gabinetes e a busca por votos. Jorginho usou menos de 15 minutos para destacar investimentos em Saúde, onde falou sobre mais de 1 milhão de cirurgias, nas contas do governo; Educação, com destaque para o programa Universidade Gratuita - as correções exigidas pelo TJSC e TCE-SC não foram citadas -; e Infraestrutura, com os programas Estrada Boa e Estrada Boa Rural e Segurança. O governador ressaltou ainda que o orçamento deste ano prevê receita recorde de R$ 56 bilhões. O detalhe da tarde é que a sessão foi comandada pelo 1º vice-presidente Fernando Krelling (MDB), já que o presidente Julio Garcia (PSD) está em  Brasília, em agenda com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.

PL da Anistia
O senador Esperidião Amin protocolou requerimento de urgência para que o PL 3/2026, que pede a anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023, seja apreciado no Senado Federal. A proposta já conta com o apoio de mais de 50 senadores. O cálculo de Amin leva em conta o apoio individual e por meio de líderes que os representam.

Justificativa
O pedido foi protocolado logo no primeiro dia de trabalho no Senado. Na justificativa, o senador destaca que o “golpe de estado nunca aconteceu” e os atos de 8/01/23 só aconteceram pela “omissão” e “cumplicidade” de autoridades. Para o parlamentar, o inquérito “padece de três nulidades: Foro inadequado, suspeição do STF e investigação tendenciosa”.

Posse
O desembargador Carlos Roberto da Silva tomará posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) na próxima segunda-feira. A eleição ocorreu por aclamação. Atualmente, o des. Carlos Roberto da Silva é corregedor regional eleitoral e vice-presidente da JE catarinense. Ele sucederá o desembargador Carlos Alberto Civinski.

Caminhada
O deputado estadual Sargento Lima (PL) está à frente da caminhada “Acorda Brasil”, extensão do movimento que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) realizou entre MG e DF. Num ato simbólico, Lima recebeu a bandeira do Brasil do deputado estadual gaúcho Capitão Martim (Republicanos), entre Torres (RS) e Passo de Torres, e levará de Joinville até Guaratuba (PR).

Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR