Domingo, 07 de dezembro de 2025
Fechar [x]

EWALDO WILLERDING

02/10/2025 06:00

SC pode chegar a 6 milhões de eleitores em 2026

A um ano das eleições de 2026, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) dá início a uma mobilização sem precedentes. Hoje, o estado conta com 5.514.996 eleitores, mas o fluxo migratório deve elevar esse número para a marca histórica superior a 6 milhões. Esse crescimento exige uma logística robusta, e o presidente do TRE-SC, Carlos Alberto Civinski, detalhou, em coletiva, os preparativos que envolvem cerca de 30 mil atividades até o fim do pleito. Serão mais de 3 mil locais de votação, equipados com 18,5 mil urnas, para atender um eleitorado cada vez mais diverso, 52% formado por mulheres. O trabalho também prevê melhorias na transmissão de dados, no recolhimento das urnas e no incentivo às transferências eleitorais antecipadas, permitindo que o cidadão vote mais perto de casa. Outro desafio é reduzir a abstenção de 21% registrada em 2022. Com 68 mil mesários convocados e o avanço de serviços digitais — como a transferência online e a biometria, já alcançando 87% do eleitorado —, o TRE aposta em tecnologia e planejamento para garantir eficiência do processo.

Tempo
Outro foco do TRE-SC no processo eleitoral é garantir agilidade nas urnas. A eleição exigirá até 25 toques na urna para os seis cargos em disputa. A expectativa de até 1 milhão de novos eleitores reforça a importância de uma gestão eleitoral transparente e previsível, garantindo que Santa Catarina cumpra seu papel democrático em 2026.

Campanha
O TRE-SC também foca nas campanhas contra as desinformações, as fake news que têm contaminado o processo eleitoral nos últimos anos e gerado processos jurídicos, muitas vezes irreversíveis. A campanha “Desinformação é coisa do passado” visa atacar este problema e garantir lisura e transparência num dos maiores pleitos da história do estado.

Bebidas
A deputada estadual Paulinha (Podemos) protocolou na Alesc projeto de lei que dispõe sobre a prevenção, fiscalização e aplicação de sanções contra a comercialização de bebidas alcoólicas falsificadas ou adulteradas, em especial aquelas contaminadas por metanol, substância altamente tóxica que pode provocar intoxicação, cegueira irreversível e até a morte.
 

Crippa fica 
O prefeito de Laguna, Peterson “Preto” Crippa, desmentiu que esteja saindo do PL rumo ao Republicanos. A informação foi publicada em vários veículos e contas nas redes sociais – inclusive neste espaço – após críticas da deputada federal Júlia Zanatta (PL), de que o prefeito teria levado para a administração de Laguna pessoas ligadas à esquerda. Crippa negou a saída.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR