Domingo, 17 de maio de 2026
Fechar [x]

EWALDO WILLERDING

29/04/2026 06:00

Presidente do MDB reage: “apequenamento” 

Em novo lance de xadrez dentro do tabuleiro eleitoral catarinense, o governador Jorginho Mello (PL) se reuniu com mais de 50 dos 70 prefeitos do MDB, em Florianópolis, na segunda-feira à noite. O movimento – comum para os mais pragmáticos, diante da dependência de chefes de executivos municipais à caneta sedutora do governo – foi considerado desrespeitoso pelo presidente estadual da sigla, Carlos Chiodini, que escreveu uma carta aos filiados. O deputado federal classificou de “apequenamento” o movimento que, para ele, “tenta empurrar o partido para uma aliança subordinada, baseada em interesses pontuais, como uma eventual suplência ao Senado”. Chiodini costurou o apoio à aliança em torno de João Rodrigues (PSD), com o MDB indicando o vice. “Se não enfrentarmos esta batalha hoje, em dois, quatro, seis anos, não teremos nada para disputar. Ou o MDB volta a ser grande, ou aceitará, pouco a pouco, a irrelevância. Essa é a escolha que está diante de todos nós”, destacou. “É preciso dizer com todas as letras: o MDB não nasceu para ser figurante”, resumiu. 

Risco
Na carta aos filiados, Chiodini chamou atenção para o momento do MDB: “O que está acontecendo hoje é grave. Aos 60 anos, o MDB de SC corre o risco de se transformar em um partido fragmentado, de decisões isoladas. Precisamos reagir. O MDB tem tamanho, história, capilaridade e liderança para disputar a majoritária. Vamos respeitar os diretórios municipais”.

Presenças
O encontro do MDB com o governador foi organizado pelo prefeito da cidade de Quilombo, Jaksom Natal Castelli. Estiveram presentes ainda o deputado federal Valdir Cobalchini e os estaduais Antídio Lunelli, Fernando Krelling e Jerry Comper, além dos suplentes Emerson Stein e Cleiton Fossá. Fica a pergunta: esses vão apoiar a aliança com João Rodrigues, já firmada?

Trânsito
A Alesc sediou nesta segunda-feira o Seminário Estadual sobre Segurança no Trânsito, que discute a atualização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O debate foi organizado pelo deputado Alex Brasil (PL). O projeto propõe mudanças amplas, como novos formatos de habilitação e a possibilidade de jovens entre 16 e 17 anos dirigirem acompanhados.

Indígenas 
A Justiça Eleitoral de SC realizou na semana passada 71 atendimentos eleitorais na Escola Indígena Laklãnõ, localizada na Terra Indígena Ibirama-La Klãnõ, que já possuía 930 eleitores. Atualmente, a TI abriga os povos Guarani, Kaingang e Xokleng, nos municípios de Vitor Meireles (48,79%), José Boiteux (35,75%), Doutor Pedrinho (3,58%) e Itaiópolis (2,37%).

Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR