O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro De Nadal (MDB), encerra sua segunda passagem à frente do Legislativo estadual no próximo dia 31. Em entrevista à TVAL, ele fez um balanço das ações realizadas durante o período que esteve no cargo. Nadal já havia comandado a Alesc por um ano, entre 2021-22. Desta vez, eleito por unanimidade para o biênio 2023-25, enfrentou desafios duros, como a resposta à sociedade após o grave atentado a uma creche em Blumenau; as construções das bancadas regionais e a instituição do Programa Alesc Itinerante, que levou o Parlamento para o interior de SC. “Deixo a presidência como um gestor aberto a opiniões, que construiu sua gestão ouvindo os deputados. Nenhuma decisão importante deixou de ser compartilhada com os deputados”, definiu.
Integra
Logo no começo da gestão de Nadal, aconteceu o ataque à creche em Blumenau, que resultou na morte de quatro crianças. “A Alesc se mobilizou, os deputados apresentaram inúmeras iniciativas para que isso não acontecesse de novo e daí surgiu o Integra, um único estudo com a participação de vários segmentos. Esse amadurecimento resultou em vários projetos”.
Alesc Itinerante
O Programa Alesc Itinerante, que levou a Assembleia para Blumenau (maio), Joinville (junho), Criciúma (julho), Lages (novembro) e Chapecó (novembro) foi uma das ações de destaque defendida por Nadal. “O saldo foi bem positivo, porque tivemos a participação de quase 200 entidades, onde elas puderam expor o que os deputados podem fazer pelas regiões”, avaliou.