12 DE OUTUBRO DE 2024
Fechar [x]

EWALDO WILLERDING

02/10/2024 06:00

O alerta que vem de Caxambu do Sul 

A Polícia Civil já está aprofundando as investigações sobre o ato de violência ocorrido na noite de segunda-feira (30) em Caxambu do Sul, quando a casa do candidato a prefeito Dr. Cleomar Wagner (PP) foi atingida por mais de 10 tiros. Wagner estava em outro lugar, em reunião da campanha, e foi avisado por volta das 23h, logo após o atentado. O caso do Oeste de SC acende o alerta disparado pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, na semana passada. Impactada sobre graves e lamentáveis atos de violência acontecidos em São Paulo, entre socos e cadeiradas, ela exigiu celeridade nas investigações e decisões por parte das forças de segurança. O atentado na casa de um candidato a prefeito supera qualquer agressão física e exige pronta resposta das autoridades. Antes que seja tarde.

Pesquisas

O Tribunal Regional Eleitoral de SC (TRE-SC) informa que terminou nesta segunda-feira (30) o prazo para registro das pesquisas de opinião pública a serem realizadas na data anterior ao dia da eleição – no caso 5 de outubro, próximo sábado. Quem não atendeu ao prazo não poderá divulgar o levantamento.

Concurso da SAP

Chamou atenção a publicação nesta terça-feira (19) de chamamento para concurso público da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) para 265 vagas, justamente dias após participantes de outro processo seletivo, realizado em 2019, usarem o perfil do TCE-SC no Instagram para cobrar a convocação dos aprovados. Já houve decisão do TJSC neste sentido, além de apuração do próprio Tribunal de Contas. 

Resposta à coluna

Em informações repassadas à coluna, a Secretaria de Comunicação explica que este novo certame é para Agente de Segurança Socioeducativo, enquanto o de 2019 foi voltado para Policial Penal - anteriormente chamados de Agente Penitenciário. Conforme a SAP, os candidatos convocados tinham até 27 de setembro para efetuar a reinscrição ou a desistência.

Riscos da polarização

O ex-presidente de governo da Espanha, José María Aznar, fala nesta quarta-feira (2) na sede da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), em Florianópolis, sobre a polarização da política mundial e suas consequências econômicas e sociais. Aznar governou a Espanha em dois mandatos, de 1996 a 2004.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR