Quarta-feira, 11 de março de 2026
Fechar [x]

EWALDO WILLERDING

11/03/2026 06:00

A importância do Senado

O eleitor de Santa Catarina tem um dever de casa antes das eleições: avaliar bem os candidatos às duas vagas ao Senado e analisar com cuidado em quem votar. A Câmara Alta está no centro das atenções e o pleito deste ano é um dos mais importantes dos últimos tempos. A pesquisa Mapa/Jovem Pan, divulgada nesta segunda-feira, mostrou um confronto acirrado entre os três favoritos: Carlos Bolsonaro (PL), Carol De Toni (PL) e Esperidião Amin (PP), com Décio Lima (PT) correndo por fora. A importância do Senado está no fato de ser o poder que representa o estado e quem for eleito deve estar conectado com as agendas locais. Defender os nossos interesses e prestar contas das suas ações. Além disso, a próxima legislatura terá um componente a mais: o Senado é o único poder que pode fazer frente ao STF. A Suprema Corte vive um momento delicado, com suspeitas graves sobre alguns ministros. Os futuros senadores certamente terão que enfrentar esta pauta. Mas não é só: não basta receber os votos dos catarinenses e depois virar as costas, mirando a agenda nacional.

Visita
O ministro Alexandre de Moraes autorizou que o governador Jorginho Mello e a deputada federal Carol De Toni possam visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro na prisão, na Papudinha, em Brasília. Jorginho entrará na cela no dia 11 de abril, das 8h às 10h. Já Carol irá no dia 8 de abril, no mesmo horário. Na pauta, as eleições deste ano.
 
Cooperativismo
A Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) da Alesc realizou a primeira reunião de 2026 e discutiu caminhos para buscar auxílios aos produtores de arroz, leite e cebola que enfrentam grandes oscilações de preços. SC é considerado o estado mais cooperativista do Brasil, com cerca de 4 milhões de produtores associados a pelo menos uma cooperativa.

Pró-Rim
A Alesc e a Fundação Pró-Rim de Joinville celebram quinta-feira o Dia Mundial do Rim, na sede do Legislativo, com a realização de exames gratuitos de aferição de pressão, testes de glicemia e de creatinina. O atendimento é gratuito e aberto à comunidade, das 9h às 18h, numa ação que tem o apoio do deputado Fernando Krelling (MDB).

TRE-SC 
O desembargador Carlos Roberto da Silva tomou posse na presidência do TRE-SC, em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira, em Florianópolis. No evento, o desembargador Saul Steil assumiu a vice-presidência da Justiça Eleitoral e da Corregedoria Regional Eleitoral. Ambos atuarão no biênio 2026-2027, conduzindo as eleições deste ano.

Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR