Quando entramos nessa vida não temos a menor ideia do nosso destino. É uma autotransformação permanente. Muda-se de opinião, de cidade, de escola, de emprego, até os sonhos mudam. Recomeçar é a palavra de ordem quando não sabemos o que nos aguarda logo ali em frente. A certeza é saber se reinventar. A vida não é uma linha reta, é um caminho cheio de curvas, desvios e surpresas. E o sentido talvez seja entender que não existe um prato feito, nem o conforto permanente ou a felicidade plena. Portanto, invente, reinvente, deixe que tudo possa acontecer e que o melhor da vida ainda está por vir. Então que venha, que nos tenha e nos mantenha sempre acreditando que estar aqui já é a nossa maior vitória. Que assim seja...
Orgulho e humildade
Existem coisas que a gente nunca deve deixar de lembrar, e essa é mais uma delas: “O orgulho é a sentença da queda. Ele nos cega, nos isola e nos afasta de tudo o que é verdadeiro. Quem se enche de si não vê o outro, não ouve conselhos, não reconhece seus erros e por isso tropeça onde poderia ter sido levantado. O orgulho promete grandeza, mas entrega solidão. Ele sobe escadas imaginárias, até que o tombo se torne inevitável. A humildade, por outro lado, constrói caminhos firmes, nos ensina a aprender, pedir ajuda e crescer com sabedoria. É melhor andar de cabeça baixa e coração aberto do que viver de peito inflado e alma vazia.”
Um assunto polêmico
O assunto dificilmente é pauta de qualquer conversa, e em alguns momentos chega a ser até desagradável, já que o tema é delicado e traumático. Mas, enfim, o fato é que o suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. Pesquisas dão conta de que há uma média “calculada” de 700 mil suicídios por ano – sem contar com os episódios subnotificados, que podem aumentar para 1 milhão de casos ou mais. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Um assunto polêmico 2
Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar. Sabe-se que praticamente quase 100% de todos os casos de suicídio podem estar relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. O tema é espinhoso, mas de qualquer forma serve como informação, seja ela boa ou não.
Festejando
Pra desfrutar da melhor forma o seu aniversário, a adorável, querida e inigualável Tina Botega Fortunato aproveitou para viajar festivamente com um grupo especial de amigas e conhecer as maravilhas da nossa bela Santa Catarina... então viva a Dona Tina!!!
Família reunida
Como poucos, sempre alegre e muito disposto, o nosso tio Guido May reuniu família, amigos e companheiros para celebrar seus 86 anos de vida. E assim, rodeado pelos queridos filhos, esposa, noras e netas, ele comemorou mais um grandioso ano de vida. Ou seja, em setembro de 2026 tem mais...
“Nada é tão lamentável e nocivo como antecipar desgraças. Como se já não bastassem as que temos, infelizmente, de conviver, ver e ouvir diariamente”.