24 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

DA REDAÇÃO

11/04/2024 06:00

Liberdade econômica

Algumas cidades ainda mantém, na legislação municipal, a proibição de funcionamento de farmácias 24 horas por dia, sete dias por semana. Nessa regra, apenas um único estabelecimento pode atender após o horário comercial, em regime de plantão. Essa lei está ultrapassada e precisa ser atualizada onde ainda existe, como é o caso de Orleans. Quantos mais estabelecimentos abertos, melhor. Essa limitação levou um morador a entrar com uma petição (leia mais na página 5). Em Braço do Norte, no fim do ano passado, a mesma legislação foi atualizada com base na Lei de Liberdade Econômica. É preciso que todos os municípios sigam esse mesmo caminho.  

Imóveis rurais

Para facilitar o atendimento ao público no Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) disponibilizou o número (48) 3665-4133,  que funciona para ligações e mensagens via WhatsApp. O CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais. 

38 anos

A Escola Santo André, que faz parte da rede municipal de Capivari de Baixo, comemorou nesta semana 38 anos. Para celebrar a data, a unidade escolar preparou uma série de atividades, entre elas, uma noite da sopa para a comunidade escolar. A prefeita, Márcia Roberg Cargnin, a secretária de Educação, Marinélia Bonelli Fernandes, e a secretária adjunta, Maria Aparecida Teixeira, participaram da festividade.

Crescimento de 18%
O Porto de Imbituba registrou a operação de 834.151 mil toneladas de cargas, resultando em um robusto crescimento de 18%, se comparado ao mesmo mês de 2023 (710.346 mil toneladas), e de 9% em relação ao mês de abril do último ano (767.772 mil toneladas), quando foi registrado o recorde anterior em movimentação de cargas. Em março, houve 26 atracações, resultando em uma média de 32 mil toneladas por navio ancorado, dados que demonstram um vultoso volume de operações por embarcações.

Capacitação

A equipe de professores dos anos iniciais da rede municipal de ensino de Gravatal participou de um dia de formação continuada. A capacitação aconteceu na Escola Naíde Guedert Teixeira. De acordo com o secretário de Educação, Jader Salazar, foram desenvolvidas atividades específicas com objetivo de capacitar todos os funcionários que lidam diariamente com as crianças.

Efetivo reduzido

A Câmara de Pescaria Brava encaminhou ofício pedindo que o governador Jorginho Mello (PL) convoque todos os candidatos aprovados nos concursos da Polícia Militar. A solicitação foi feita em nome da Comissão dos Aprovados nos Concursos da Polícia Militar de Santa Catarina. O documento menciona que o pedido é motivado pela crítica situação do efetivo atual da corporação, que estaria abaixo de 10 mil policiais. Assinado pela presidente da Câmara, Rosilene Faísca da Silva, o ofício destaca ainda que a média anual de saídas do efetivo foi de 376 policiais, o que evidencia carência de profissionais para manter a ordem e a segurança pública no estado. Os vereadores salientam que a convocação dos aprovados servirá também para fortalecer a atuação preventiva e repressiva da PM.

  • 1 / 2
  • 2 / 2
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR