Depois que a taxação do governo americano não surtiu o efeito desejado entre os bolsonaristas, um grupo isolado volta a apostar no caos como estratégia política. Agora, tentam emplacar uma paralisação de caminhoneiros. A convocação é liderada por Chicão Caminhoneiro, político que acumula sucessivas derrotas nas urnas e que já havia defendido uma greve em agosto deste ano, sem qualquer adesão. Desta vez, não é diferente: sindicatos e federações que representam a categoria não participam da mobilização. Empresários do setor destacam que não há qualquer motivo para paralisação, especialmente em um período de alta demanda e com a economia aquecida.
Massa de manobra
Sem respaldo institucional e sem pauta concreta, o movimento conduzido por Chicão tenta, através de vídeos pelas redes sociais, atrair apenas grupos isolados de caminhoneiros autônomos, que podem acabar servindo como massa de manobra e que, mais uma vez, pode penalizar quem trabalha e quem precisa continuar vivendo.
Fantasma
O senador Jorge Seif (PL-SC) emprega, em seu gabinete, uma lojista e ex-diarista por um salário mensal de R$ 31 mil. Mesmo com o nome na folha de pagamento do Senado desde 2023, a equipe do gabinete do senador catarinense, em Brasília (DF), disse não saber quem é Adna dos Anjos Cajueiro.
Orientação
O Procon de Tubarão está realizando uma operação preventiva e educativa em estabelecimentos comerciais do município. A ação, que já alcançou mais de 100 lojas, tem como objetivo orientar lojistas sobre as principais normas em vigor.
Contratação
A Fundação Municipal de Educação lançou edital para contratação, por tempo determinado, para atender necessidade temporária. O período de inscrições vai até dia 23, através do site https://portal.sctreinamentos.selecao.site. O prazo para impressão e pagamento do boleto referente à taxa de inscrição termina no dia 29. A data provável para realização das provas é dia 11 de janeiro.