Os números das eleições municipais foram o assunto do início da semana, com comparações e avaliações. Em Capivari de Baixo, chamou a atenção a pequena diferença entre os candidatos. Claudir Bitencourt (PL) venceu com uma diferença de menos de 1% em relação a Expedito Michels (Republicanos). A diferença de 130 votos chegou a ser menor por algumas horas, quando o TSE parou de atualizar a apuração, que estava em pouco mais de 98% das urnas, aumentando ainda mais a expectativa sobre o resultado oficial. O novo prefeito obteve 5.039 votos, enquanto o segundo colocado recebeu 4.909.
Ótimo trabalho
A atual prefeita, Márcia Roberge (PP), também teve um bom desempenho, garantindo 4.410 votos (30,71%). Embora sua gestão tenha sido digna de elogios, o tempo mais curto à frente da administração pesou contra ela. Márcia tomou posse após o afastamento de Vicente Corrêa devido à Operação Mensageiro, e as grandes obras e melhorias na cidade começaram a aparecer apenas no final de seu mandato. Esses fatores influenciaram alguns eleitores. Ainda assim, é inegável que o município será deixado em uma situação muito melhor do que quando ela assumiu.
Reeleitos
Na região, além de Márcia, outros nove candidatos a prefeito buscavam a reeleição. Oito saíram vitoriosos nas urnas. Das outras cidades da Amurel, 10 vão ter novos nomes no Poder Executivo a partir do próximo ano.
Maioria PL
Com 90 prefeitos eleitos, o PL governará o equivalente à metade da população de Santa Catarina. Somados os municípios onde o partido saiu vitorioso, são 3.574.495 habitantes. O PSD está em segundo lugar. Os prefeitos pessedistas governarão para uma população de 1.998.602 habitantes. Os emedebistas conquistaram 60 prefeituras, com 1.124.591 moradores. Na região, o Progressistas e o PL lideram. Cada uma das siglas tem sete prefeitos eleitos, somando 14 municípios. O MDB, o Republicanos, o PSD, o Podemos e o PT elegeram um prefeito cada um.
Perdeu a onda
Na disputa ao cargo de vereador, alguns resultados chamaram a atenção, como o do jornalista Henrique Bueno, que obteve apenas 41 votos. O patriota participou ativamente das manifestações a favor de Bolsonaro, inclusive em Brasília. O que se conclui é que nem mesmo o pessoal que acampou em frente ao Exército de Tubarão votou em Bueno.