Domingo, 14 de dezembro de 2025
Fechar [x]

ARILTON BARREIROS

16/05/2025 06:00

Um marco

Santa Catarina está prestes a protagonizar um capítulo inédito na gestão de riscos e resposta a desastres no Brasil. No próximo domingo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC), realiza o 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, um exercício sem precedentes no território nacional. A ação, que já conta com a adesão de mais de 230 municípios catarinenses e prevê a mobilização direta de cerca de 240 mil pessoas, envolverá evacuações simuladas, instalação de abrigos temporários, cadastros populacionais, ajuda humanitária e distribuição de materiais educativos. Com a coordenação da SPDC, o simulado será executado entre 8h e 17h do domingo, com participação ativa de equipes locais, regionais e estaduais, além de órgãos federais. Mais do que um exercício técnico, o simulado representa um marco na cultura de prevenção de desastres no país. 

Entrelinhas
- Conforme já era esperado, a Justiça reconheceu ontem à tarde a ilegalidade do ato que afastou o prefeito de Capivari de Baixo, Claudir Bittencourt, e determinou sua imediata reintegração ao cargo. A decisão judicial considerou que o afastamento promovido pela Câmara de Vereadores não observou os princípios constitucionais que garantem o amplo direito de defesa e o contraditório. Mas a briga deve seguir.

- Presidente do MDB de Tubarão, Rodrigo Pavei, garante que não houve impugnação da chapa do ex-vereador e ex-presidente José Luiz Tancredo. Foi a Comissão Eleitoral que decidiu indeferir a chapa pelo fato de não terem sido cumpridas as regras do estatuto do MDB. O recurso também foi indeferido pela executiva estadual, pelo fato de não terem cumprido com o dever de casa. 

- Pescaria Brava tem um novo secretário de obras, serviços públicos e planejamento. Sai o ex-vereador Miguel da Silva, que pediu exoneração após reconhecer uma fala racista e se desculpar por ela, e entra o servidor público Enaldo Matias Alves. O anúncio foi feito pelo prefeito Luiz Henrique Castro e sua vice Janaína Botega. Essa é a segunda troca no primeiro escalão do governo bravense.

- Ex-secretário da Agricultura de Tubarão, Jairo Sampaio deixou ontem o Hospital da Unimed e já está em casa, onde seguirá o devido tratamento médico. Jairo, que sempre foi uma pessoa tranquila, teve problemas com o coração e precisou fazer uma angioplastia. Ele, mais uma vez, agradece o apoio dos parentes e amigos.

- Secretária de Educação de Capivari de Baixo, Carla Regina Thomé Xavier, e a adjunta, Josiane Martins Anacleto, pediram exoneração de suas funções ontem. Ambas são servidoras públicas do município e permanecerão no quadro da rede municipal de ensino. A secretária nomeada, Aline Bittencourt Domingos, não deverá permanecer no cargo.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR