A crescente descrença do eleitor brasileiro tem raízes profundas. A sucessão de escândalos políticos, promessas não cumpridas e a sensação de impunidade fazem com que muitos se sintam desmotivados a participar das eleições. Quando o cidadão percebe que, independentemente do voto, “tudo continua igual”, o desânimo cresce. A polarização e a desinformação também têm afastado o eleitor, criando um ambiente que dificulta o diálogo e desestimula o engajamento político saudável. Além disso, a falta de representatividade, onde poucos políticos realmente refletem as necessidades da população, reforça essa apatia. O cancelamento de mais de 5 milhões de títulos em 2025, incluindo quase 190 mil só em Santa Catarina, é um alerta. O voto é um direito e uma ferramenta de mudança. Recuperar a confiança no processo eleitoral exige transparência e renovação de lideranças. É hora de resgatar o valor da democracia participativa.
Entrelinhas
- Vereador do União Brasil de Tubarão, Marcone Joaquim de Oliveira solicitou ao prefeito Estêner Soratto e ao secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Samuel Silva, a criação do Banco de Empregos Municipal, com a finalidade de intermediar vagas de trabalho, promover ações de capacitação profissional e facilitar o acesso da população ao mercado de trabalho.
- Vereadores e lideranças municipais de todo o estado têm encontro marcado em Florianópolis amanhã, das 9h às 17h30, no auditório da Assembleia Legislativa. O evento é o Encontro Mandato em Ação, Comunicação Estratégica e Eficiente, voltado à qualificação da comunicação parlamentar. A participação é gratuita, com vagas limitadas e inscrições pelo Sympla.
- Ex-vereador e ex-presidente do MDB de Tubarão, José Luiz Tancredo esteve conversando recentemente com o presidente da Assembleia, deputado Júlio Garcia. Não será novidade se Tancredo assinar ficha de filiação no PSD, já que no MDB não há mais clima para ele ficar.
- Dificilmente a Prefeitura de Tubarão terá condições de pagar a metade do décimo terceiro salário aos servidores neste mês. A preocupação do prefeito Estêner Soratto é grande em relação a esse assunto. O município tem boa quantidade de dinheiro em caixa para aplicação em obras carimbadas e não para pagar salários.
- Em segundo turno, os deputados estaduais Fabiano da Luz e Luciane Carminatti decidirão quem presidirá o Partido dos Trabalhadores em Santa Catarina nos próximos anos. O deputado Padre Pedro Baldissera ficou em terceiro, seguido dos vereadores de Florianópolis Carla Ayres e Bruno Ziliotto.