O prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, reuniu a imprensa ontem para expor a situação financeira do município. Apesar de afirmar ter quitado R$ 22 milhões em dívidas herdadas e R$ 20 milhões em empréstimos, admitiu que dificilmente conseguirá pagar a primeira parcela do 13º salário dos servidores, conforme já havíamos divulgado. O otimismo com 2026 se sustenta em emendas parlamentares, recursos carimbados para obras que não resolvem a falta de verba para despesas essenciais no momento. Quanto à UPA, evitou qualquer compromisso com a inauguração ainda este ano, frustrando expectativas. A gestão de Soratto e Denis precisa mais do que números: precisa de planejamento e prioridade nos serviços. Quando assumiram, eles sabiam da situação complicada do município e pouco fizeram para resolver a situação. Com seis meses de experiência na administração, esperamos que soluções sejam encontradas em breve.
Entrelinhas
- Câmara de Capivari de Baixo, mesmo com o voto contrário de vereadores da oposição, aprovou o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que concede auxílio-moradia e alimentação aos médicos bolsistas do programa Médicos pelo Brasil, criado pelo governo federal para substituir o antigo Mais Médicos. Capivari contará com três profissionais.
- A OAB/SC conquistou oito novas varas da Justiça Federal para Santa Catarina, um pleito resultado de um trabalho técnico e articulado pela Seccional junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região e ao Parlamento em Brasília. Foram criadas quatro varas para a Central Unificada de Execução Fiscal, duas para a Central Unificada de Saúde e duas para a Central Unificada de Benefícios Previdenciários. Os locais ainda não foram definidos.
- Vereador Cledson Rodrigues solicitou ao secretário de Serviços Públicos e Zeladoria a reforma e manutenção do terminal rodoviário localizado no centro de Tubarão, ao lado do Mercado Público. Cledson justificou o pedido dizendo que o terminal se encontra em péssimo estado, com bancos quebrados, lajotas soltas e pinturas descascadas.
- Tendo por local a Associação Casa do Rotariano, o engenheiro mecânico Luciano Meneses Mendes foi empossado como presidente do Rotary Clube Tubarão Sul para o biênio 2025-2026, sucedendo Pedro Gonçalves. Natural de Tubarão e morador de Capivari de Baixo, Luciano tem 43 anos e é rotariano desde 2021.
- Se depender do número de pessoas que participaram de uma reunião segunda-feira na sala de atos da prefeitura de Tubarão, a coleta de lixo futuramente deverá ser uma grande maravilha. Nada mais, nada menos do que 15 pessoas estiveram reunidas para discutir o assunto. A nova licitação deve sair em breve.