Ao acompanhar as manchetes, fica evidente que, enquanto a população se divide em embates ideológicos entre esquerda e direita, o Congresso Nacional segue operando nos bastidores sem resistências. O problema da política não está apenas na polarização, mas sim em um sistema viciado, onde os interesses próprios se sobrepõem ao bem coletivo. A recente liberação de R$ 50 bilhões em emendas parlamentares para negociações e troca de favores políticos é apenas mais um exemplo de um cenário que se repete há décadas. A maior fraqueza do nosso povo talvez seja a superficialidade no entendimento da política. A falta de interesse em buscar informações aprofundadas, a preguiça em questionar narrativas e a influência das redes sociais transformaram o debate público em um campo raso e repleto de desinformação. É hora de parar com a cultura do imediatismo, que afasta a sociedade de discussões realmente relevantes.
Entrelinhas
- Na Câmara de Capivari, o vereador Felipe Alves (PL) apresentou projeto de lei que institui a Política de Transparência nas Obras Públicas Municipais por meio da disponibilização, nas placas de obras executadas pela administração direta, indireta e por empresas terceirizadas, de QR Codes que direcionem a população a informações claras e de fácil entendimento.
- Vereador Everson Barbosa Martins (PSD/TB) solicitou na Câmara informações ao secretário da Saúde, Otávio Losso Piva, sobre o número atual de pessoas que aguardam atendimento psicológico na rede municipal, quais programas e medidas vêm sendo tomadas pela secretaria para reduzir o tempo de espera e o número de profissionais de Psicologia atualmente em atuação na secretaria.
- Entre 147 estudos inscritos no Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular realizado neste ano, seis foram premiados, sendo dois do médico tubaronense Felipe Mamprim. Ele conquistou os dois prêmios científicos em reconhecimento a pesquisas de relevância na área vascular, sendo ambos vinculados à Escola Paulista de Medicina.
- Prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi esteve em audiência ontem com o governador Jorginho. O encontro, que durou menos de uma hora, serviu para garantir a liberação de R$ 10,8 milhões referentes às parcelas restantes para a pavimentação da Rodovia da Imigração Italiana. Agnaldo aproveitou a conversa para encaminhar o projeto da tirolesa, o restauro de cemitério de Azambuja e a pavimentação do município a Treze de Maio.
- Vereadores de Criciúma, Marcos Soares Machado e Neri Xavier estiveram ontem visitando o presidente da Câmara, Felippe Tessmann. Trataram da mobilização para a construção do túnel no Morro dos Cavalos.