Os alertas emitidos pelo TCE/SC revelam uma preocupante fragilidade na gestão fiscal de municípios da Amurel, como Braço do Norte, Gravatal, Capivari de Baixo, Grão-Pará e Rio Fortuna, todos notificados por não atingirem metas de arrecadação em ao menos um dos dois primeiros bimestres de 2025. A recorrência dessas falhas aponta para deficiências no planejamento orçamentário ou queda na capacidade de arrecadação. Ainda mais alarmante é o caso de Pescaria Brava, que comprometeu 53,28% da receita corrente líquida com pessoal, ultrapassando o limite prudencial fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Essa situação impõe restrições severas, como a proibição de contratações e reajustes. A continuidade desse cenário ameaça a prestação de serviços e a governabilidade. Os gestores precisam agir com urgência, revisando despesas, ampliando receitas e priorizando a responsabilidade fiscal.
Entrelinhas
- Por indicação do conselheiro Raimundo Zumblick, o Conselho Estadual de Educação conferiu, em solenidade realizada quinta-feira no Espaço Café Cultura, do Farol Shopping, o Diploma de Mérito Educacional ao senhor Lindomar Cardoso Tournier. O evento contou com a presença de membros do Conselho Estadual de Educação e da Academia Tubaronense de Letras.
- Vereadores de Tubarão, Felipe Tessmann, Everson Barbosa, Paula Anacleto e Nilton de Campos participaram na quarta-feira passada de evento na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, voltado à qualificação do mandato. A iniciativa reforça o compromisso da Câmara com a formação continuada e a valorização da atuação legislativa.
- Câmara de Tubarão aprovou projeto de lei do vereador Mateus Madeira que institui a Semana Municipal do Migrante no município. Também aprovou projeto de lei do vereador Nilton de Campos que institui o Prêmio Cidade Azul de Comunicação, e do vereador Everson Martins, que denomina de Rua Jucemaria Leandro de Oliveira Ferreira uma via no bairro Caruru.
- Com apenas uma vara, a Comarca de Capivari de Baixo tem cerca de 12,8 mil processos e enfrenta uma grande demora na prestação do serviço jurisdicional. Para amenizar a situação e dar celeridade na resposta à população, é pleiteada a criação de uma segunda vara. Um grupo de advogados está à frente da questão e manteve contato com os deputados Júlio Garcia e Pepê Collaço solicitando apoio.
- Padre Eduardo Rocha, pároco da Catedral, informa que, na próxima semana, entre quarta e quinta-feira, a Cripta estará reaberta ao público. Desde 12 de dezembro do ano passado, a Catedral está fechada para obras, após terem sido identificadas patologias na estrutura enquanto a troca do telhado da igreja era realizada. A última missa no Centro de Eventos será realizada neste final de semana.