11 DE OUTUBRO DE 2024
Fechar [x]

ARILTON BARREIROS

08/10/2024 06:00

Pés no chão

Ao lado de seu vice, Denis Matiola, de Preto Portão, que será o responsável por fazer a transição de governo, e dos presidentes do PSD, Luciano Menezes, do Podemos, Dirley Corrêa Nunes e do MDB, Jair Tartari, o prefeito eleito de Tubarão, Estêner Soratto, concedeu ontem uma coletiva de imprensa no auditório da Amurel, onde garantiu abrir a UPA 24h em seis meses de governo e disse que administrará de forma participativa com seu vice. Confirmou que respeitará a geografia das urnas para a escolha do secretariado e, em caso dos partidos não terem as pessoas qualificadas para os devidos cargos, poderá buscar nomes em outros setores da sociedade. Também garantiu que irá enxugar a máquina da prefeitura, uma vez que o município precisa pagar suas dívidas e os recursos atualmente são escassos. Consciente, Soratto mostrou que está com os pés nos chão, apesar da avassaladora vitória conquistada domingo passado.

Entrelinhas

- Três deputados do PL se elegeram prefeitos e serão substituídos na Assembleia em janeiro do ano que vem. A cadeira de Estêner Soratto, eleito em Tubarão, será ocupada por Maurício Peixer, vereador em Joinville. O Delegado Egídio Ferrari ganhou a disputa em Blumenau e deixará a vaga para Alex Brasil, advogado em Florianópolis, e Edilson Massoco conquistou a prefeitura de Concórdia e em seu lugar entrará Junior Cardoso, vice-prefeito de Camboriú.

- Dos dez prefeitos que buscavam reeleição na Amurel, oito se reelegeram no domingo. Agnaldo Filippi (PP) em Pedras Grandes, Jailson Bardini (PL) em Treze de Maio, Laerte Silva (Podemos) em Jaguaruna, Luiz Mendes (PSD) em Armazém, Hélio Alberton (PP) em Grão-Pará, Castilho Silvano (PP) em Sangão, Clei Rodrigues (PP) em Gravatal e Patrick Corrêa (Republicanos) em Imaruí.

- O PSD de Gilberto Kassab será o partido com mais prefeituras no Brasil a partir de 2025. Em Santa Catarina, onde não teremos segundo turno, o PL passará a ser a sigla com mais prefeitos, cerca de 90, seguido do MDB com 69, Progressistas 53, PSD 41, PSDB 13, União Brasil 9, PT 7, Republicanos 4, Novo e Podemos com 3 e Cidadania 1. 

- Foi surpresa para muitos que o ex-prefeito de Tubarão Joares Ponticelli não tenha conseguido se eleger vereador. Entretanto, vale ressaltar que o próprio Joares estava receoso com sua candidatura porque o fato de dizerem que ele passaria de 3 ou 4 mil votos prejudicaria seu trabalho, já que muitos eleitores, entendendo que ele estaria eleito, votariam em outros candidatos.

- Quem sai fortalecido desta eleição em Tubarão é o atual prefeito, Jairo Cascaes. Além de emplacar seu vice, Denis Matiola, Jairo elegeu cinco vereadores. Vale destacar que Denis saiu do PSDB e se filiou no PSD por obra do próprio Jairo. Com certeza ele passa a ser um nome forte para a eleição de 2026 na Cidade Azul.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR